quarta-feira, 13 de abril de 2011

PÁSCOA DA FAMÍLIA GIANELLINA!

UMA CARTA-MENSAGEM...
Páscoa 2011

 Caríssimos,
nos anos anteriores, o meu augúrio partia do Batismo, que a Vigília Pascal recorda e celebra, e em cujas águas o cristão morre e ressuscita com seu Senhor, e do canto do Aleluia, com o qual expressamos a exultação pelo triunfo da vida.
Neste ano, quero evocar outro símbolo: o Círio Pascal. Este, aceso com fogo novo, representa Cristo ressuscitado, vencedor das trevas e da morte, sol que surge do alto e que não conhece entardecer, verdadeira luz que desfaz a noite do pecado e ilumina cada dia.
Como vocês sabem, o Círio traz uma inscrição em forma de cruz, formada pelos numerais do ano em curso e pelas letras Alfa e Ômega (primeira e última letras do alfabeto grego). Esses símbolos tomam seu significado das palavras litúrgicas que os acompanham:
“O Cristo ontem e hoje,,
Princípio e fim,
Alfa e Ômega.
A Ele pertence o tempo.
A Ele a glória e o poder pelos séculos eternos. Amém!”

Os gestos e as palavras referentes ao Círio, na liturgia da noite de Páscoa, nos mostram, de modo brilhante, o profundo significado que ele tem para nós, cristãos e membros da Família Gianellina: é sinal do próprio Cristo que, com sua Ressurreição, acabou com as trevas da morte e nos deu a luz da vida. Eis por que razão, também na celebração do batismo e do funeral cristão, é sempre aceso o Círio Pascal: durante toda nossa vida participamos da luz de Cristo, daquela mesma luz que brota do seu mistério de morte e de ressurreição.
Para manter-se aceso, dar luz, oferecer calor, o Círio se consome. Nós sabemos e fazemos a experiência de ser salvos, de passar das trevas à luz, da morte à vida, graças à redenção de Jesus, à sua Páscoa. Acolhamos, por isso, o chamado a deixar-nos consumir para dar vida, como nosso Senhor! Além disso, vigiemos com as lâmpadas acesas, símbolo da vida nova que Cristo nos comunica, mediante o Espírito Santo, na sua Ressurreição.
Tendo em mãos as velas acendidas no Círio Pascal, nós, discípulos de Jesus, nos assemelhamos àqueles que esperam a sua volta. A sentinela sabe que a noite, cedo ou tarde, termina. Por isso, somos chamados a ser pessoas cheias de esperança, sinais luminosos de libertação e de salvação.
Nessa “noite luminosa”, nesse “fogo pascal”, queimemos as nossas desarmonias (onde existirem), as nossas incompreensões, o que nos separa e obscurece. Tornemos eficaz e visível a oração de Jesus: “Que sejam um!”.
Dizia Agostinho: “Que alegria, irmãos! Alegria em encontrar-nos reunidos, juntos; alegria em cantar os salmos e os hinos; alegria na memória da Paixão e Ressurreição do Senhor; alegria na esperança da vida futura. Se tanta alegria dá esperança, o que será possuí-la?”
E no “Diário de um cura de campanha” - de George Bernanos – lemos: “Digo-te o que é o contrário de um povo cristão: é um povo triste!”
Por isso, caríssimos, a Palavra acenda um fogo dentro de nós. Jesus, nossa luz, luz para todos os remidos, está entre nós, ressuscitou!
Então, não podemos deixar de expressar a alegria e deixar que o Amor cante em nós, do profundo do coração:
Ao Pai, fonte de vida,
a Cristo que é luz do mundo,
ao Sopro que tudo renova,
glória para sempre!

Boa Páscoa a todos!

Ir. Terezinha Maria Petry
Superiora Geral do Instituto das Flhas de Maria SS. do Horto

Segue uma poesia do P. Davi Maria Montagna (Ordem dos Servos de Maria) sobre a noite pascal, cheia de luz!

Esta não é noite,
se mulheres, em segredo,
preparam perfumes,
se as plantas trazem brotos de luz.
Esta não é noite,
se a lua chega ao auge,
se purificado é o coração.
Esta não é noite,
se perfuma o azul
recém percorrido pelo vento de primavera,
se, acordados, vigiam os sentidos,
como pássaros que não cochilam
sobre o galho.
Esta não é noite,
se inchada está a terra de luz sepultada,
à espera da aurora;
se, inclinado, o ouvido
escuta o rolar profundo
de pedras removidas.
Esta não é noite,
se fica vermelha na alegria
a sagrada brasa crepitante;
se, no escuro ardente,
o silêncio faz nascer
os novos indícios do aleluia....
Esta não é noite!

_____________________________________________________