quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dias especiais...

MENSAGEM GIANELLINA
PARA PENSAR, ALEGRAR-SE E VIVER!

21 de novembro – Além de ser mais um “dia da Família Gianellina”, é a festa da “Apresentação de Maria no Templo”. O que isso tem a ver com Antônio Gianelli?

Seu desejo era fundar o Instituto das Filhas de Maria aos 21 de novembro de 1828, para que esse mistério mariano servisse de inspiração na vida dessa nova Família. Mas, como a reforma da casa alugada não ficou pronta, a fundação foi adiada por quase dois meses, acontecendo aos 12 de janeiro de 1829.

Na “apresentação de Maria no Templo” Gianelli encontra o nome com o qual batizou o Instituto: “Filhas de Maria”! Um nome genérico, simples, mas totalizador; um nome pequeno, comum, mas abrangente dos mistérios de Maria e dos mistérios da vida do povo. Só mais tarde, por força das circunstâncias, esse nome foi ampliado, com o acréscimo de “do Horto”.

Talvez aí se encontre a síntese da missão das Filhas de Maria: apresentar-se no Templo e lançar-se no Horto... Ligar-se com Deus, pela meditação e misturar-se com o povo, pela ação... Buscar no Templo a luz, a fonte, a inspiração e, no chão da história, descobrir mais luz, mais fontes de vida, mais inspiração... Buscar e levar vida no Templo e no Horto, pela dinâmica da Caridade Evangélica Vigilante!

22 de novembro – Festa de Santa Cecília, padroeira da música e dos músicos! Dizem que essa santa não existiu, mas isso não vem ao caso; o importante é que a música enche corações e ambientes no mundo; nas mais diversificadas formas, está presente nas vidas todas e faz a diferença nos ambientes.

23 de novembro – Festa de São Columbano! Você já ouviu falar nesse Santo? O que tem a ver com Antônio Gianelli?

Columbano, junto com outros monges, foi o fundador de Bobbio... e, em Bobbio, Gianelli foi Bispo nos últimos oito anos de sua vida. Inspirou-se em São Columbano e aproveitou seus ensinamentos no desempenho de sua missão pastoral. Columbano e Gianelli, em épocas diferentes, realizaram a mesma tarefa: ajudar no progresso da cidade e no crescimento integral do povo; os dois foram comprometidos com o Reino de Deus, engajados na Igreja, bons pastores do rebanho de Bobbio, presenças de Caridade Evangélica Vigilante na sociedade!

Então, festa da Apresentação de Maria no Templo – dia 21...
Festa de Santa Cecília – dia 22...
Festa de São Columbano – dia 23...
O que isso tem a ver com a Família Gianellina?
Maria, nossa mãe, padroeira e inspiradora para andarmos nas “trilhas dos santos e santas” - Gianelli, Cecília, Columbano... E a música para imprimir beleza e leveza no caminho! É possível?
Tomara que, no nosso mundo, haja “marias... cecílias... columbanos”... fazendo sua “apresentação no templo” e percorrendo caminhos, com sua bela “música”!