quinta-feira, 21 de março de 2013


Dia 21 gianellino
na surpresa das “fumaças”!

Dia da Família Gianellina
com novas luzes e cores eclesiais!

No início deste ano, vivemos a surpresa das fumaças: em Santa Maria/RS, a fumaça preta que ceifou tantas vidas; no Vaticano, a fumaça branca que despertou esperança.

Nos últimos dias, a humanidade voltou seu olhar para uma chaminé... Nunca uma fumaça foi tão esperada e teve tanto significado... Fazia tempo que não se via tanta gente voltada para uma chaminé, à espera de um sinal.
Primeiro fumaça preta, depois fumaça branca!
Mesmo a fumaça preta saiu carregada de esperança, porque precedia a branca e garantia que uma escolha decisiva estava em andamento. E, aos 13.03.13, sob o olhar de multidões, apareceu a fumaça branca!
Na chaminé do Vaticano, a cor da fumaça foi gerada por elementos químicos programados. Mas, o importante é que era uma fumaça que sinalizava resultados eletivos.
Pois é. Da chaminé de nossas famílias, comunidades e instituições também sai fumaça... De nossas mentes e corações sai muita fumaça... De que cor é a nossa fumaça? Que elementos usamos para produzir “fumaça branca” nas nossas ações e relações?
Em certo momento, parecia misturar-se fumaça preta com fumaça branca. É assim na nossa história: misturam-se bons e maus sentimentos, claros e escuros pensamentos... Ora fazemos sair fumaça preta de nosso interior e poluímos o ambiente familiar e comunitário com nosso jeito amargo, nosso mau humor, nossas atitudes egoístas e ações excludentes... Mas também deixamos sair de dentro de nós a fumaça branca do bem e da amizade, da alegria e da generosidade; enchemos o ambiente com palavras, ações e presenças criadoras de caridade evangélica, quando somos vigilantes, como vigilante foi o mundo à espera dos sinais!

Neste dia 21, a Família Gianellina pode tentar descobrir a cor da fumaça que saia da catedral de Bobbio, pela presença e palavra de Gianelli, e enchia casas e ruas, sinalizando tempos melhores.

Neste dia 21, podemos fazer uma boa limpeza na chaminé da nossa vida, para que a nossa presença produza uma bela fumaça branca... ou, quem sabe, amarela, azul, verde ou multicolorida!

Neste dia 21, como membros da Família Gianellina, podemos nos sentir envolvidos/as pela fumaça lilás da santidade de Catarinas, Claras e Crescências... e pela fumaça verde-amarela da cidadania de Dilmas, Dungas e Divas, fazendo a diferença onde vivemos e atuamos!

Neste dia 21, como as gaivotas na praça do Vaticano, podemos voar ao redor de tantas chaminés e até pousar nelas, sem medo da fumaça preta que nos atinge em tantas situações... mantendo viva a fé e alegrando-nos com a fumaça multicor que sai de tantas pessoas e nos envolve na paz e no bem!

Neste dia 21, pedimos em oração a graça de continuar “de olhos fixos em Jesus” - chaminé divina - da qual sai continuamente a fumaça branca da salvação para todos.

No cotidiano, podemos prejudicar e nos sentir prejudicados por tanta fumaça preta nas nossas vidas e caminhos... Podemos estar cercados por pessoas que espalham fumaça preta no ambiente... Mas, temos que reconhecer que existe, em toda parte, muito mais fumaça branca ou da cor que quisermos... e são mais numerosas as pessoas que alegram e beneficiam o ambiente com sinais criadores de relações novas, gestos novos e presenças novas de humildade e simplicidade, de luz e bênção!

Que, da chaminé de nossos olhos, nossa boca e nossas mãos saia a colorida fumaça do Bem.
Que, neste Ano da Graça para a Igreja e o Instituto, possamos abrir a “porta da fé” (cf. At 14,27) e por ela entrar no Reino dos Céus.
Deus nos dê a graça de, como “Filhas de Maria”, viver felizes e fiéis na trilha vocacional-missionária no estilo “gianelli”, com o desprendimento corajoso e oportuno de “bento” e o coração cheio de “força e ternura” à moda “francisco”. Assim seja!

Abraços e votos de abençoada Semana Santa e feliz Páscoa,
envolvidas pela fumaça da Ressurreição!
Neiva Moresco, fmh

___________________________