terça-feira, 23 de abril de 2013

Mais um Dia da Família Gianellina

Pelo viés da fé...


Você já percebeu como um simples viés dá um toque especial e faz a diferença numa roupa, numa sacola, numa toalha?
Você já viu que um viés faz a diferença porque é de cor diferente da cor da peça?
Você sabe que o viés parece ser apenas um enfeite, um acréscimo, mas como faz diferença, dando um belo acabamento!

Neste “dia 21”, vivido no Tempo pascal, podemos pensar no Carisma de uma pessoa, de um grupo, de uma Instituição como um viés espiritual que faz muita diferença no mundo. Pelo viés do Evangelho, os cristãos podem ser uma presença significativa onde vivem e atuam. É pelo viés da ressurreição que as histórias humanas podem ser histórias de salvação!

Estamos no Ano da Fé!
Na Bíblia sagrada, encontramos relatos de pessoas e grupos que, pela fé, deixaram marcas de bem nos caminhos da humanidade, como Abel, Henoc, Noé, Abraão, Sara, Isaac, Rebeca, Jacó, Raquel, José, Moisés, Gedeão, Davi, Samuel, profetas, profetisas e tantos outros que ouviram o chamado divino e, pelo viés da fé, deram sua resposta. Para conhecer algo da vida e ação dessas pessoas, você pode ler na Bíblia: Hebreus, cap. 11, vers. 1-40.

Estamos no Ano da Fé!
Bento XVI proclamou o Ano da Fé com uma carta apostólica: “Porta fidei” – “A Porta da Fé” (cf. At 14,27).É uma carta porque trata do assunto como se fosse uma conversa de pessoa a pessoa; é apostólica porque desafia os crentes a se lançarem na missão evangelizadora.
Nessa carta, lemos que, pela fé, muita gente teve “os olhos fixos em Jesus” e aderiu à sua proposta, abraçando a causa do Reino de Deus: Maria, os apóstolos e discípulos, os mártires, mulheres e homens que consagraram sua vida a Deus, na radicalidade da Vida Religiosa, mulheres e homens que, vivendo sua vocação laical, testemunharam o Evangelho na sociedade, na família, nos negócios, em todos os recantos do mundo.
Essa carta apostólica fala também em nós que, aqui e agora, fazemos alguma diferença no mundo, pelo viés da Fé!
Quem puder, leia o nº 13 da Carta Apostólica Porta fidei, de Bento XVI, e descubra a Fé como uma Porta de entrada no Reino de Deus e de saída missionária de discípulos e discípulas de Jesus pelas estradas do mundo.

Pelo viés gianellino...
Pelo viés da Fé, Gianelli deixou marcas evangélicas, no seu tempo. Pelo viés da Fé, os membros da Família Gianellina ajudam a construir o Reino de Deus, hoje, aqui.
Você já pensou no Carisma gianellino – Caridade Evangélica Vigilante – como um viés que põe um novo colorido e faz a diferença na vida da Igreja e da sociedade, na história das famílias, escolas e comunidades?

- Que tal pôr o viés da Fé na nossa vida?
- Que tal acrescentar o viés da Caridade, com as cores do Evangelho e da Vigilância, na nossa missão gianellina?
- Que tal aceitar o desafio e não ter medo de ser pessoas enviesadas, não como tortas ou que andam em má direção, mas como presenças transversais - diferentes que fazem a diferença! - deixando um traçado de bem nos caminhos do cotidiano?
- Que tal?... Quem sabe!...

Abraços e votos de abençoado Tempo pascal.
Neiva Moresco, fmh