terça-feira, 21 de maio de 2013

Dia 21 gianellino!

CONVERSA na PORTA

Você já notou como as pessoas gostam de conversar na porta das casas?...
Na hora de ir embora, sempre tem mais algum assunto a tratar... e, parando na porta, continua-se a conversa...
Porta, lugar de movimento: entrada e saída.
Abençoado “dia 21”, no movimento do Espírito, pela “Porta da Fé”!

Estamos no “Ano da Fé”, proclamado por Bento XVI por meio da Carta Apostólica Porta Fidei – “A Porta da Fé”.
Chegamos a mais um “dia 21”, marcado no calendário e no coração como “Dia da Família Gianellina”.
Liturgicamente, na Igreja Católica, com as luzes e dons do Espírito Santo, estamos vivendo o “Tempo Comum”.

Para vivermos o “tempo comum” de um modo “fora do comum”, seguem algumas idéias destacadas da Carta apostólica Porta fidei, oferecidas à Família Gianellina, quais centelhas do Fogo de Pentecostes a iluminar caminhos e aquecer corações... Idéias que servem de ajuda para manter-nos "em movimento" no discipulado missionário, equilibrando fé e vida:

"A porta da fé” (cf. At 14,27) está sempre aberta para nós.
Atravessar essa porta implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira.
Crer na Trindade é crer num Deus que é Amor.
Redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo.
Readquirir o gosto de alimentar-nos da Palavra de Deus e do Pão da Vida.
A renovação da Igreja passa pelo testemunho dos crentes, que fazem brilhar, com sua vida, a Palavra da Verdade e anunciam a novidade radical da Ressurreição.
A fé que atua pelo amor (Gl 5,6) torna-se um novo critério de entendimento e de ação que muda a vida das pessoas.
O amor de Cristo nos impele (2Cor 5,14). É o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impulsiona a evangelizar.
A fé nos torna fecundos porque alarga o coração com a esperança... e permite oferecer um testemunho capaz de gerar... pela Palavra que nos torna discípulos/as.
Somos chamados/as a ajudar pessoas que estão à procura de Deus a encontrarem o justo percurso de chegada à “porta da fé”.
O Ano da Fé suscita o desejo de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, confiança e esperança, celebrando a Fé na Liturgia. É uma oportunidade de confessar a fé no Senhor Ressuscitado e aprofundar a oração do “Credo” nas catedrais, igrejas, casas, famílias, comunidades religiosas, comunidades paroquiais, realidades eclesiais antigas e novas. Ter a oração do “Credo” presente na mente e no coração; repetir no leito, pensar nas praças, não esquecer durante as refeições e mesmo dormindo...
Acredita-se com o coração e, com a boca, faz-se a profissão de fé (Rm 10,10). Fé: dom pessoal que implica em testemunho e compromisso públicos.
Compromisso: descobrir novamente os conteúdos da Fé... refletir sobre o próprio ato com que se crê... Intensificar a reflexão sobre a fé, para revigorar a adesão ao Evangelho.
O Ano da Fé oferece um percurso para compreender melhor os conteúdos da fé, fazer o ato de fé e junto o ato de entregar-se totalmente a Deus. Aprofundar os conteúdos da fé e acolher o mistério da fé... Desenvolvimento da fé até chegar aos grandes temas da vida diária.
Será decisivo repassar, durante o Ano da Fé, a história da nossa fé que faz ver o mistério da santidade entrelaçada com o pecado.
Ter olhar fixo em Jesus (cf. Hb 12,2)... Contemplar a vida e o caminho de Maria, dos Apóstolos, de discípulos, mártires, homens e mulheres consagrados/as, homens e mulheres do laicato cristão...
O Ano da Fé é uma ocasião propícia para intensificar o testemunho da caridade... porque “a fé sem as obras é morta!”
Pela fé, reconhecemos o rosto do Senhor ressuscitado nos que pedem o nosso amor.
Sustentados pela fé, olhamos com esperança nosso serviço no mundo.
Fé, companheira de vida, nos ajuda a ter um olhar novo para ver as maravilhas que Deus realiza por nós. Quando sou fraco, então é que sou forte (2Cor 12,10).
Maria, a Mãe de Deus, foi feliz porque acreditou (Lc 1,45) na Palavra e no Plano de Deus.
___________________________________
Que tal entrar e sair pela "Porta da Fé"?
- Que tal arriscar-se na leitura da Carta Apostólica Porta fidei inteira, localizando no texto as centelhas oferecidas à Família Gianellina, neste “dia 21”?
- Que tal manter-se “em movimento”, pela fé, na missão evangelizadora?
- Que tal dar uma resposta a essa proposta, desencadeando em você e através de você um novo “movimento missionário”, nos passos de Gianelli?

Saudações à Família Gianellina,
sempre “em movimento”, na Fé, pela Fé e...
botando Fé!

Neiva Moresco, fmh