sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dia 21 gianellino!

Junho – Mês em que a Família Gianellina faz memória da “TRAVESSIA para a eternidade” de Santo Antônio Gianelli.


“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo... E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares... É o tempo da travessia... E se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos...” (Fernando Pessoa)

Biografia ou Travessia?

Nascimento - data, local, pais, irmãos, onde viveu, em que escolas estudou, cursos que fez, em que trabalhou etc. São dados da biografia de alguém. Isso não depende da pessoa. É circunstancial ou, se quisermos, providencial.
Travessia: envolvimento pessoal, mescla de sonhos e desafios, relações e realizações... doação de si e do que é seu em favor de outros, por uma causa...
Na travessia da vida, a pessoa qualifica a sua biografia: o que faz pela sua família... que serviços presta em bem da comunidade... como socializa o conteúdo dos estudos... Avanços na qualidade de vida – sua e dos outros... Gestos novos, presenças novas... Travessia inclui opções pessoais.
Há quem goste e se dedique a escrever biografias de santos e de outras personalidades. E isso é uma coisa boa. Mas o que faz a diferença é a TRAVESSIA de santidade, de comprometimento comunitário.

O Evangelho não é uma biografia, mas o relato da travessia de Jesus, de Maria, das Comunidades, dos discípulos e das discípulas. Uma travessia apaixonada e apaixonante... uma travessia focada e ampliada... por causa do Reino de Deus!

Nossa biografia nem sempre é gloriosa: não escolhemos familiares, local e data de nascimento. E esses dados não podem ser mudados. Mas a nossa travessia pode ser significativa e ter marcas de idealismo, escolhas, novidade, relevância para a história da humanidade. Por isso, somos desafiados a investir mais na travessia, porque é isso que nos faz “passar para a outra margem” (cf Mc 4,35), ultrapassar interesses individualistas, limites e fronteiras.
Há travessias geográficas, de longa distância, e travessias caseiras, pequenas, até de uma pessoa a outra... Uma boa travessia nos faz chegar mais longe, ir além do nosso pequeno mundo e mais perto dos outros, mais dentro de causas da humanidade.

Antônio Gianelli, o Santo Fundador do Instituto das Filhas de Maria SS. do Horto, não se ocupou com sua “biografia” – outros se encarregaram disso – mas ocupou-se com sua “travessia”: Chiávari, Gênova, Bobbio, Piacenza, no seu tempo... e daí para o mundo, em todos os tempos... E mais: ele deu indicações para que os membros da Família Gianellina fiizessem uma significativa “travessia” na vida.

A “travessia” de Antônio Gianelli continua através de tantas “travessias gianellinas”...
Estou nessa! E você?

Com a proteção de Nossa Senhora do Horto e as indicações de Santo Gianelli,
travesSIGA seu caminho e travesSEJA feliz!...
Abraços.
Neiva Moresco, fmh