quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dia da Família Gianellina em setembro!

Antônio Gianelli,
um guapo na campereada da vida!
 
Uma chama foi acesa num lugarejo da Itália, com o nascimento de Antônio Gianelli, em 1789, e continua acesa até hoje, como clarão que ultrapassa tempos e lugares.
Gianelli é uma tocha de origem italiana que, pelas centelhas de seu carisma, se faz luz em muitos lugares do mundo!
Gianelli, homem de coração estradeiro, tornou-se cidadão universal.
“Não digam que não há estradas. Basta olhar o horizonte!
Não digam que a vida é espanto. Basta sentir o amanhecer!
Não digam que não há esperança. Basta fazer a semeadura!”
Como Bispo, foi bom pastor do povo de Deus a ele confiado. Sua capa episcopal foi como um poncho missioneiro, um pala sagrado estendido sobre as cidades, cobrindo as casas e os corações de bênçãos. O báculo que trazia na mão igualava-se ao cajado de pastor dedicado a um rebanho humano necessitado de razões para viver e de rumo a seguir. Era um bastão luminoso que guiava a população em bons caminhos do Bem. A mitra de Bispo era posta em sua cabeça somente em momentos solenes; no dia a dia, em suas andanças pastorais, usava um chapéu campeiro, firmado pelo barbicacho de tantos gritos presos na garganta, vendo a realidade de seu povo, em busca da dignidade.
Gianelli, andarilho de Deus! Foi capaz de andar muito, sem importar-se com o cansaço, pela causa do Evangelho.
Neste dia 21, Dia da Família Gianellina, mesmo distantes geograficamente, nos unidos numa tertúlia de fé e oramos:
Intercede por nós, andarilho do Evangelho!
- Santo Gianelli, que os lampejos do teu Carisma continuem chegando aos corações e às cidades.
- Santo Gianelli, que tua luz nos ilumine e nos ajude a alcançar nossos objetivos na cavalgada da vida.
- Gianelli, Santo de todos os tempos e de todas as culturas, intercede por nós!
- Santo Gianelli, que tua voz continue ecoando nos campos do mundo como “grito do quero-quero”, sempre alerta e destemido, anunciando a existência de pessoas melhores, construtoras de tempos melhores.
- Gianelli, nosso Santo, inspira-nos fortes ideais, Ilumina nossos caminhos para agirmos com um coração cheio de misericórdia.
Assim seja!

O Carisma de Gianelli atravessou os tempos e acampou nos corações, como uma centelha que se fez fogo de chão pela humildade e simplicidade e se fez labareda pela paixão pelo Reino! E é sabido que nada e ninguém apaga um fogo aceso em corações campeiros!


Gianelli, Bispo de Bóbbio no passado, se faz “Sentinela dos Pampas” no presente, porque seu Carisma ultrapassa os limites do tempo e dos lugares, e se espalha no mundo como uma “faísca de Deus”.
Neste “dia 21”, como Família Gianellina, nos inspiramos para ser presenças novas... fazemos da família e da comunidade um acampamento fraterno para sermos capazes de gestos novos... e achamos tempo para “sarandeios de luz”, realizando sinais criadores de relações novas. Podemos abrir as cancelas da nossa mente e do nosso coração, sem dar prosa ao cansaço e, nas circunstâncias em que vivemos, ultrapassar as fronteiras de nós mesmos e avançar nas estradas da vida.
Por que “há tantas porteiras fechadas nas estâncias de nós mesmos; emoções aprisionadas entre cercas e aramados, nos campos da nossa existência”?
Não podemos ser “moradas vazias”, mas “almas abertas que contemplam o sol dos livres e descobrem no cotidiano o gosto de aurora”.

terça-feira, 17 de setembro de 2013