sábado, 21 de dezembro de 2013

Dia 21 natalino!

Família Gianellina vivendo o Natal 2013...

Leia a Mensagem, olhe as Fotos e viva este dia 21 na alegria do Natal que se aproxima.

Aqui é Belém... Belém é aqui!
Celebramos o terceiro domingo do Advento, chamado liturgicamente de “domingo da alegria”. E foi mesmo!
No “Horto de Belém”, conhecido por “Belém do Horto”, há uma Casa de Irmãs idosas e/ou doentes... Pessoas que, por longos anos, viveram a presença vigilante e atuante dos “pastores de Belém” nas comunidades em que estiveram e nos serviços que realizaram. Pessoas que, agora, como os “Magos” do presépio, agora entregam sua vida ao Menino Deus, como oferenda de gratidão e amor: o ouro, o incenso e a mirra de tantos natais já passados!
Nesse “Horto de Belém”, no último dia 15 de dezembro, aconteceu um forte momento de Natal: um grupo de crianças das comunidades Monte Cristo e Campo Novo (zona Sul de Porto Alegre), acompanhadas por uma equipe de adultos, encheu a casa e os corações de luz e beleza, música e alegria.
Com seus cantos, espalharam mensagens de fé e vida; com sua presença alegre, encheram nossos corações de renovados desejos de Bem.
Essas crianças estavam acompanhadas por adultos, admiráveis pela sua dedicação e pelo seu trabalho em favor da educação das novas gerações; homens e mulheres cheios de amor e de espírito missionário. Eram pais e mães, tias e amigos, avôs e avós, agentes de pastoral e membros da Congregação dos Missionários Scalabrinianos que muito se dedicaram, ensaiando o Coral, transportando as crianças, organizando roupas e material, fotografando belos momentos e apoiando as iniciativas.

Aqui é Belém... Belém é aqui!
É possível viver um Natal de verdade, quando as pessoas conseguem sair de si mesmas e voltar-se aos outros, doando tempo e talentos, idéias e ações em bem da comunidade.
O Natal acontece hoje na nossa vida quando fazemos o Natal acontecer na vida de outras pessoas.
É Natal em qualquer dia do ano, sempre que fazemos algo de bom para o bem do próximo.
O Natal de verdade acontece quando somos capazes de gestos criativos, geradores de mais vida ao nosso redor: pequenas coisas de grande repercussão!

Aqui é Belém! Belém é aqui!
Enquanto o Coral entoava belas canções, a jovem mãe sentada no chão ajudava sua filhinha na montagem de uma árvore de Natal... E o pai que, durante a semana, trabalha na construção de um Estádio de Futebol, no final de semana acompanha sua filha e filhos/filhas de outros companheiros, na missão evangelizadora: ajudar na construção da comunidade de fé alicerçada em Jesus.

Aqui é Belém! Belém é aqui!
Nesse evento natalino, marcaram presença também as Irmãs da Comunidade da Sede provincial.
Pela graça do Menino de Belém, o nosso “Belém Velho” se torna um “novo Belém”... e o Natal acontece aqui!
E aí, como está acontecendo o Natal? Seu coração, sua casa, seu local de trabalho é um “novo Belém”?

Aqui é Belém... Belém é aqui!
Escutando as canções natalinas, aplaudindo as crianças e seus acompanhantes, conversando com eles/elas, oferecendo-lhes um lanche preparado com carinho, as Irmãs da Casa Nossa Senhora do Horto retribuíram, agradecidas, o gesto e a mensagem que receberam.

Belém é aqui... e aí!
Um dos momentos mais “natalinos” da manhã de 15 de dezembro foi a visita das crianças do Coral e seus apoiadores às Irmãs na Enfermaria.
É Natal quando percebemos que “cada gesto de solidariedade faz bem a quem o recebe e transforma a vida de quem o pratica”.

Belém é aqui! Aqui é Belém!
A Enfermaria da Casa Nossa Senhora do Horto é como a “Gruta de Belém”: deitadas, não numa manjedoura, mas numa cama, estão algumas Irmãs que, por longos anos, cantaram “Glória a Deus” e trabalharam pela “Paz da humanidade”.
Nessa “Gruta de Belém” estão “boas pastoras” que fazem companhia e prestam serviço a essas pessoas idosas e enfermas que necessitam de cuidados dia e noite: cada gesto, cada palavra, cada colherada de alimento, cada copo de água, cada banho, tantas lavadas de roupas, cada medicamento dado na hora certa e do jeito certo... tudo ecoa como um canto de “glória a Deus nas alturas e paz na terra a todas as pessoas”.

Belém é aqui! Aqui é Belém!
Ao sairmos da Casa, após a cantata e a confraternização de Natal, caminhamos num pátio de lajes... Via-se que, por algumas frestas, brotaram pequenas flores...
É Natal quando acreditamos que, no meio das pedras do caminho, há muita vida brotando... quando semeamos vida por entre as pedras... É Natal sempre que damos mais atenção às flores que brotam e embelezam do que às pedras que dificultam nossa caminhada!

Aqui é Belém! Belém é aqui... e aí!
Feliz Natal a você e aos seus, a quem está triste e a quem está alegre...
Feliz Natal a quem está desanimado ou revoltado com situações de sua vida e a quem está feliz, é agradecido e consegue viver o quotidiano de modo significativo!
Feliz Natal a quem já é do bem e se volta mais para os outros do que para si mesmo e a quem deseja ser melhor e ser mais aberto à comunidade!
Que a felicidade e a paz que emanam do Presépio estejam em todos os corações, em cada dia do Novo Ano.
Em 2014, deixemo-nos guiar pela Estrela, para encontrarmos o Deus Menino e, pela graça daquele que é a VERDADE e a VIDA, voltarmos felizes por outro caminho, por um Caminho melhor: o CAMINHO proposto pelo Evangelho de Jesus.
Abraços.
Neiva Moresco, fmh