terça-feira, 21 de outubro de 2014

Festa Gianellina!

21 de outubro, 
memória da canonização 
de Santo Antônio Gianelli, 
FESTA da SANTIDADE 
de um pastor conforme 
o coração de Deus!




Na Igreja, Antônio Gianelli santificou-se fazendo sempre o bem, indo aonde outros não podiam ir, movido pelo zelo apostólico e pela caridade evangélica vigilante!
Falar sobre um santo apenas parece redutivo, já que nossas casas e cidades, ambientes de trabalho e locais de culto estão povoados de santos e santas, pessoas e grupos que vivem a SANTIDADE do/no cotidiano. Ao falar do nosso santo, Antônio Gianelli, queremos festejar a SANTIDADE e dar graças ao Deus que é Santo!
Gianelli, lembrado como “santo de ferro” e “santo de fogo”, “pai dos pobres” e “missionário incansável”, pode ser festejado hoje também como “santo conectado” e “santo das redes sociais”.  
Graças à sua contínua conexão com Deus e com o Evangelho de Jesus, foi capaz de agir bem em favor do seu povo, articulando e apoiando redes de solidariedade e educação, convivência e compaixão.
Como ser humano conectado com a realidade do seu tempo, pensou numa rede social que continuasse viva e com muitos seguidores, curtindo e compartilhando a missão através dos tempos: o Instituto das Filhas de Maria, hoje ampliado numa grande FAMILIA GIANELLINA.
Na seriedade de opções e ações, Gianelli viveu “a Alegria do Evangelho”, fazendo de cada espaço de missão a sua pátria. É um incentivo para assimilarmos a Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium, que trata de assuntos transversais na história da humanidade, vislumbrados pelo nosso Santo.Fazendo o bem, com espírito e práticas de Caridade evangélica vigilante, viveu o amor pátrio. É uma inspiração no momento político que vivemos no Brasil, como espaço de cidadania.


Antônio Gianelli, 
um cidadão do seu tempo, 
um santo missionário 
para todos os tempos, 
sem alarde, uma chama que arde!


Na aurora deste dia 21 de outubro, terminei de rabiscar estas linhas no ônibus, em movimento, pondo-me em comunhão com tantas pessoas que rezam e cantam, meditam e festejam a SANTIDADE, no 63º aniversário da canonização de Santo Antônio Gianelli.
Antes de clarear o dia, vi-me numa “procissão de ônibus”, em companhia de tantas outras pessoas dirigindo-se para o trabalho, estudo e outras atividades, na “romaria do cotidiano”... Imaginando velas acesas nas comunidades gianellinas, nas múltiplas celebrações da festa de hoje, prestei atenção à luz vermelha-amarela-verde dos semáforos da cidade... Pensando nas orações, músicas e cantos de festa que se elevam a Deus hoje, fiquei atenta ao barulho dos motores e à conversa do povo em movimento... Foi um jeito diferente de começar o dia de Gianelli 2014. Gostei e me senti em festa.

A vocês, “Filhas de Maria” e aos outros membros da Família Gianellina,
desejo Boa Festa e abençoado caminho de SANTIDADE,
nas trilhas de Santo Antônio Gianelli!

Neiva Moresco, fmh


Nenhum comentário:

Postar um comentário