quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Rede Gianelli em oração e festa!

Outubro, mês bem Gianellino:
Família Gianellina 
em ritmo de Novena e Festa!


Tempo em que a REDE GIANELLI reforça laços de comunhão, 
fazendo a Novena e celebrando a Festa da SANTIDADE de Santo Antônio Gianelli!
Tempo em que os membros da FAMILIA GIANELLINA são convidados a dar novos passos na espiritualidade e missão, nas trilhas de SANTO GIANELLI. 

As Filhas de Maria Santíssima do Horto e muitas outras pessoas simpatizantes desse Santo Missionário unem-se em oração e meditação da Palavra, de 12 a 20 de outubro: são nove dias percorrendo um itinerário espiritual comum, nas trilhas desse Santo... 
é a NOVENA em preparação à Festa da Santidade Gianellina, 
a ser celebrada no dia 21 de outubro.


Quem quiser fazer junto esse caminho orante, pode aproveitar o ROTEIRO que segue, organizado pela Irmã Ana Maria Andreola:

NOVENA E festa 
da santidade de GianellI

Tema da novena: 
“Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo,  ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês” (Mt 28,19-20).

 Observações preliminares:
A novena destina-se às Irmãs, aos demais membros da Família gianellina e a todas as pessoas de boa vontade que queiram juntar-se a nós para celebrar a santidade de Gianelli. É apenas um instrumento a ser usado no modo e como ficar mais adequado às diferentes realidades. Os cantos gianellinos se encontram no CD Hortus Conclusus.
O eixo que move esta novena é o tema do desafio missionário que está posto a todos os católicos pelo Papa Francisco, através de sua Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho” – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, publicada no dia 24 de novembro de 2013, após o Sínodo dos Bispos.
Na novena vamos nos deter em alguns números, mas o melhor é que todos os católicos tenham em mãos esse documento e seja lido e meditado integralmente, para não correr o risco de interpretações parciais.
Nos dois primeiros dias teremos presente partes da mensagem de nossa Madre Geral, Ir. Terezinha Maria Petry que, em 2012, lançou um apelo à missionariedade e a sair de si, tema que o Papa Francisco aborda com veemência em sua Exortação.
Gianelli, em sua essência e em sua prática pastoral, foi um missionário convicto e tudo fez para levar todos a Cristo, entregando sua vida pelo Evangelho.
Vamos lembrar também que nosso Instituto que, em setembro deste ano, num gesto de dar da própria pobreza, abriu uma nova frente missionária na Oceania, mais precisamente em Papua Nova Guiné. É a primeira comunidade das Filhas de Maria Santíssima do Horto naquele continente.
Possa esta novena reacender ou fortalecer em nós a paixão por Cristo e pela humanidade!
_________________

1º dia: 12 de outubro – domingo - Festa de N. Sra. Aparecida
Canto - nº 346 ACC
Virgem Mãe Aparecida, estendei o vosso olhar sobre o chão de nossa vida, sobre nós e nosso lar!
Refrão: Virgem Mãe Aparecida, nossa vida e nossa luz,/: dai-nos sempre nesta vida, paz e amor no bom Jesus.:/
Estendei os vossos braços, que trazeis no peito em cruz, para nos guiar os passos para o Reino de Jesus.
 Evangelho do dia: Jo 2,1-11: As bodas de Caná: “Fazei o que Ele vos disser”.
Reflexão: (Da mensagem: Impelidas pela urgência missionária - Madre Geral Terezinha Maria Petry, 2012).
 A missão nasce no seio da Trindade: sua fonte se encontra no amor de Deus Pai; se concretiza no Filho encarnado, por ação do Espírito Santo, no seio da Virgem Maria e se aperfeiçoa em Pentecostes, quando Jesus ressuscitado envia o Espírito Santo sobre a Igreja. Jesus é enviado pelo Pai. O Espírito Santo é enviado por Jesus. Ser enviado, ser missionário é a condição existencial do Filho e do Espírito Santo. Por isso, ser enviado torna-se condição da Igreja e de cada cristão.  No Evangelho, antes de voltar ao Pai, Jesus nos envia: “Ide por todo o mundo e anunciai” a alegria da Boa Nova!
 Na cena evangélica das núpcias de Caná, narrada por João, Jesus vai como enviado do Pai, seguindo uma programação precisa, respeitando a hora determinada. Sua Mãe altera os planos e lhe apresenta a “realidade”, pois é a realidade que provoca Jesus e, através da necessidade concreta, o desafia. Maria joga luz na relação de seu Filho com o Pai; esta relação é seu guia, a luz preponderante que lhe permite perceber, no desenrolar dos fatos, a missão a cumprir.
Quando Jesus responde à necessidade na qual se encontram os esposos, os seus discípulos creem Nele. Eles já haviam sido escolhidos, chamados, tinham dado uma primeira entusiástica e pronta resposta, mas agora eles acreditam. Para acreditar de verdade, é preciso estar com Ele.
 A missão da Mãe se entrelaça com a do Filho e o ajuda a entender o que o Pai pede diante da necessidade dos esposos, quase apressando a hora, como já dissemos. Maria tem uma tarefa, uma missão educativa em relação a Jesus.
Preces: .......    
Resposta: Ó Gianelli, rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
Oração: Ó Santo Antônio Gianelli, que foste exímio pregador da Palavra divina e viveste a serviço da Igreja com dedicação incansável, dá-nos anunciar, com alegria, o Evangelho no mundo atual. Intercede por nós, para que assumamos corajosamente a missão evangelizadora como discípulos/as missionários/as a serviço do Reino. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
_________________
2º dia: 13 de outubro
Canto
1.   Chamado pelo Espírito a anunciar o Evangelho, Gianelli és exemplo dos que seguem a Cristo. Irmão no sofrimento, irmão na alegria, és um como nós.

Refrão: /:Como Jesus escolhes o homem que não tem felicidade,
Mesmo que morras como Ele sobre a cruz!:/
 Evangelho do dia: Lc 11,29-32: Jesus é o sinal visível da Aliança que Deus fez conosco.
Reflexão: (Da mensagem: Impelidas pela urgência missionária - Madre Geral Terezinha Maria Petry, 2012).
O momento histórico, carregado de mudanças e tensões, de perda de referências e de equilíbrio nos leva a viver no presente e no provisório, dificultando a escuta, a transmissão da memória humana e a partilha de valores sobre os quais construir o futuro. 
Daqui brota a necessidade de um impulso novo e de um renovado ato de confiança no Espírito que nos orienta a assumir, com alegria e fervor, a tarefa fundamental pela qual Jesus envia os seus discípulos-missionários para anunciar e testemunhar o Evangelho como Boa Noticia; é indispensável saber ler os novos cenários para habitá-los e transformá-los e adquirir um conhecimento capaz de perceber a realidade e os mecanismos que a determinam, para assim, descobrir as verdadeiras necessidades.
 Diz Gianelli: ”Devemos vestir vísceras de misericórdia com nossos irmãos. E quase vestir-nos de uma grandíssima mansidão, suavidade, doçura, benignidade... de tal modo que parta verdadeiramente do coração, ou melhor, devemos aprendê-la do coração de Jesus Cristo”.[1] 
Gianelli nos adverte: “Preparemo-nos... com o estudo, com a oração, com a remoção de laços e também com um bom capital de paciência. Cresçamos, sobretudo, no zelo, na perfeita caridade para com Deus e com as pobres almas e todos os obstáculos acabarão”.
 O Espírito que animou Gianelli e nossas Madres e Irmãs com sua força, não diminuiu, mas continua a viver entre nós, precisa somente de pessoas dóceis, prontas a deixar-se impelir por Ele.
 “É bem mesquinho o missionário que não sabe ir à missão se não quando está livre de todos os obstáculos e quando uma missão não lhe custa sacrifícios. Eu acredito que esse não merece mesmo ser chamado assim. Melhor ser poucos e decididos do que muitos e inertes. O soldado que não combate o bom combate é de muito impedimento aos valorosos...” (Gianelli, 23.01.1842).
 Canto
3.   Chamados pelo Espírito a anunciar o Evangelho,
Pedimos a Jesus Cristo de sermos como tu:
Dispostos a dar tudo, a ser irmãos de todos
Os filhos do Senhor.

Refrão: /:Como Jesus escolhes o homem que não tem felicidade,
Mesmo que morras como Ele sobre a cruz!:/
Preces: ..............   
 R. Ó Gianelli, rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
Oração: Ó Santo Antônio Gianelli, que foste exímio pregador da Palavra divina e viveste a serviço da Igreja com dedicação incansável, dá-nos anunciar, com alegria, o Evangelho no mundo atual. Intercede por nós, para que assumamos corajosamente a missão evangelizadora como discípulos/as missionários/as a serviço do Reino. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
_________________
3º dia: 14 de outubro
Canto - nº 484 ACC
1.   Ide por todo o universo meu Reino anunciar, dizei a todos os povos que eu vim pra salvar. Quero que todos conheçam a luz da verdade, possam trilhar os caminhos da felicidade.
Refrão: Ide anunciar minha paz, ide sem olhar para trás! Estarei convosco e serei vossa luz na missão.
Evangelho do dia: Lc 11,37-41: é preciso transformar o próprio interior.
Reflexão: (Papa Francisco: Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho”, 2013, nº 20).
Uma Igreja “em saída”
Na Palavra de Deus, aparece constante­mente este dinamismo de “saída”, que Deus quer provocar nos crentes. Abraão aceitou a chamada para partir rumo a uma nova terra (cf. Gn 12,1-3). Moisés ouviu a chamada de Deus: “Vai, Eu te envio” (Ex 3,10), e fez sair o povo para a terra prometida (cf. Ex 3,17). A Jeremias disse: “Irás aonde Eu te enviar” (Jr 1,7). Naquele “ide” de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igre­ja, e hoje todos somos chamados a esta nova “saí­da” missionária. Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que pre­cisam da luz do Evangelho.
Preces: .........    
R. Ó Gianelli, rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
Oração:  Ó Santo Antônio Gianelli, que foste exímio pregador da Palavra divina e viveste a serviço da Igreja com dedicação incansável, dá-nos anunciar, com alegria, o Evangelho no mundo atual. Intercede por nós, para que assumamos corajosamente a missão evangelizadora como discípulos/as missionários/as a serviço do Reino. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
_________________
4º dia: 15 de outubro – Santa Tereza de Ávila, doutora da Igreja, e dia do professor.
 Canto - nº 484 ACC
2.   Vós sois os meus mensageiros e meus missionários; ide salvar o meu povo de tantos calvários. Minha verdade liberta e a vida promove, meu Evangelho ilumina e as trevas remove.
Refrão: Ide anunciar minha paz, ide sem olhar para trás! Estarei convosco e serei vossa luz na missão.
Evangelho do dia: Lc 11,42-46: não viver de aparências.
Reflexão: (Papa Francisco: Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho”, 2013, nº 21).
A alegria do Evangelho, que enche a vida da comunidade dos discípulos, é uma alegria missionária. Experimentam-na os setenta e dois discípulos, que voltam da missão cheios de ale­gria (cf. Lc 10,17). Vive-a Jesus, que exulta de alegria no Espírito Santo e louva o Pai, porque a sua revelação chega aos pobres e aos pequeninos (cf. Lc 10,21). Sentem-na, cheios de admiração, os primeiros que se convertem no Pentecostes, ao ouvir “cada um na sua própria língua” (At 2,6) a pregação dos Apóstolos. Esta alegria é um sinal de que o Evangelho foi anunciado e está a frutificar. Mas contém sempre a dinâmica do êxodo e do dom, de sair de si mesmo, de cami­nhar e de semear sempre de novo, sempre mais além. O Senhor diz: “Vamos para outra parte, para as aldeias vizinhas, a fim de pregar aí, pois foi para isso que Eu vim” (Mc 1,38). Ele, depois de lançar a semente num lugar, não se demora lá a explicar melhor ou a cumprir novos sinais, mas o Espírito leva-O a partir para outras aldeias.
Preces: .........     
R. Ó Gianelli, rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
Oração: Ó Santo Antônio Gianelli, que foste exímio pregador da Palavra divina e viveste a serviço da Igreja com dedicação incansável, dá-nos anunciar, com alegria, o Evangelho no mundo atual. Intercede por nós, para que assumamos corajosamente a missão evangelizadora como discípulos/as missionários/as a serviço do Reino. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
_________________
5º dia: 16 de outubro
Canto - nº 484 ACC
3.   Eu anunciei o meu Reino na cruz e no templo; dei minha vida por todos, deixei meu exemplo. Quem por amor der a vida será meu amigo e na riqueza do Pai terá parte comigo.
Refrão: Ide anunciar minha paz, ide sem olhar para trás! Estarei convosco e serei vossa luz na missão.
Evangelho do dia: Lc 11,47-54: a necessidade de coerência de vida.
Reflexão: (Papa Francisco: Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho”, 2013, nº 21 e 23).
A Palavra possui, em si mesma, tal potencialidade que não a podemos prever. O Evangelho fala da semente que, uma vez lançada à terra, cresce por si mesma, inclusive quando o agricultor dorme (cf. Mc 4,26-29). A Igreja deve aceitar esta liberdade incontrolável da Palavra, que é eficaz a seu modo e sob formas tão varia­das que muitas vezes nos escapam, superando as nossas previsões e quebrando os nossos es­quemas.
A intimidade da Igreja com Jesus é uma intimidade itinerante, e a comunhão “reveste es­sencialmente a forma de comunhão missioná­ria”. Fiel ao modelo do Mestre é vital que hoje, a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo. A ale­gria do Evangelho é para todo o povo, não se pode excluir ninguém; assim foi anunciada pelo anjo aos pastores de Belém: “Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo” (Lc 2,10). O Apocalipse fala de “uma Boa Nova de valor eterno para anunciar aos ha­bitantes da terra: a todas as nações, tribos, línguas e povos”(Ap 14,6).
 Preces: ....................    R. Ó Gianelli, rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
Oração: Ó Santo Antônio Gianelli, que foste exímio pregador da Palavra divina e viveste a serviço da Igreja com dedicação incansável, dá-nos anunciar, com alegria, o Evangelho no mundo atual. Intercede por nós, para que assumamos corajosamente a missão evangelizadora como discípulos/as missionários/as a serviço do Reino. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
_________________
6º dia: 17 de outubro
Canto
1.        Aliviar o sofrimento do outro, de jovens, de pobres e doentes.
Na escola de Cristo a tua vida tens modelado e transformado em dom, cumulando-a de amor generoso.

Refrão: Intercede por nós! Santo Antônio Gianelli! Intercede por nós!
 Evangelho do dia: Lc 12,1-7: Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais!
 Reflexão: (Papa Francisco: Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho”, 2013, nº 24, primeira parte).
A Igreja “em saída” é a comunidade de dis­cípulos missionários que “primeireiam”, que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam. Primeireiam – desculpai o neologismo – tomam a iniciativa! A comunidade missioná­ria experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (cf. 1Jo 4,10), e, por isso, ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os ex­cluídos. Vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia, fruto de ter experimentado a mi­sericórdia infinita do Pai e a sua força difusiva. Ousemos um pouco mais no tomar a iniciativa! Como consequência, a Igreja sabe “envolver-se”. Jesus lavou os pés aos seus discípulos. O Senhor envolve-Se e envolve os seus, pondo-Se de joe­lhos diante dos outros para lavá-los; mas, logo a seguir, diz aos discípulos: “Sereis felizes se o puserdes em prática” (Jo 13,17). Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se –se for necessário– até à humilhação e as­sume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo. Os evangelizadores contraem assim o “cheiro das ovelhas”, e estas escutam a sua voz.
 Preces: ............  
 R. Ó Gianelli, rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
Oração: Ó Santo Antônio Gianelli, que foste exímio pregador da Palavra divina e viveste a serviço da Igreja com dedicação incansável, dá-nos anunciar, com alegria, o Evangelho no mundo atual. Intercede por nós, para que assumamos corajosamente a missão evangelizadora como discípulos/as missionários/as a serviço do Reino. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
_________________
7º dia : 18 de outubro: São Lucas e dia do médico.
Canto
2.        Proclamaste a toda criatura a palavra de vida do Evangelho.
Tens percorrido estradas e sendeiros, fazendo produzir qual servo bom,
os talentos do coração e da mente.                                                     

 Refrão: Intercede por nós! Santo Antônio Gianelli! Intercede por nós!
 Evangelho do dia: Lc 10,1-9: O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.
Reflexão: (Papa Francisco: Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho”, 2013, nº 24, segunda parte).
 Em seguida, a comunidade evangeli­zadora dispõe-se a “acompanhar”. Acompanha a humanidade em todos os seus processos, por mais duros e demorados que sejam. Conhece as longas esperas e a suportação apostólica. A evan­gelização patenteia muita paciência, e evita de­ter-se a considerar as limitações. Fiel ao dom do Senhor sabe também “frutificar”. A comunida­de evangelizadora mantém-se atenta aos frutos, porque o Senhor a quer fecunda. Cuida do trigo e não perde a paz por causa do joio. O semeador, quando vê surgir o joio no meio do trigo, não tem reações lastimosas ou alarmistas. Encontra o modo para fazer com que a Palavra se encarne numa situação concreta e dê frutos de vida nova, apesar de serem aparentemente imperfeitos ou defeituosos. O discípulo sabe oferecer a vida inteira e jogá-la até ao martírio como testemu­nho de Jesus Cristo, mas o seu sonho não é estar cheio de inimigos, mas sim que a Palavra seja acolhida e manifeste a sua força libertadora e re­novadora. Por fim, a comunidade evangelizadora jubilosa sabe sempre “festejar”: celebra e festeja cada pequena vitória, cada passo em frente na evangelização. No meio desta exigência diária de fazer avançar o bem, a evangelização jubilo­sa torna-se beleza na liturgia. A Igreja evangeliza e se evangeliza com a beleza da liturgia, que é também celebração da atividade evangelizado­ra e fonte dum renovado impulso para se dar.
 Preces: ................... 
 R. Ó Gianelli, rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
Oração: Ó Santo Antônio Gianelli, que foste exímio pregador da Palavra divina e viveste a serviço da Igreja com dedicação incansável, dá-nos anunciar, com alegria, o Evangelho no mundo atual. Intercede por nós, para que assumamos corajosamente a missão evangelizadora como discípulos/as missionários/as a serviço do Reino. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
_________________
8º dia : 19 de outubro – domingo - Dia Mundial das Missões e dia da Infância missionária.
Canto
3.        Tua vida expressa bom terreno, acolhe Deus nos sulcos da história.
Foste semente rica e escolhida, de vida incansável na doação, no serviço a Cristo nos irmãos.

Refrão: Intercede por nós! Santo Antônio Gianelli! Intercede por nós!
 Evangelho do dia: Mt 22,15-21: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus!
 Reflexão: (Papa Francisco: Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho”, 2013, nº 46, 47 e 48).
A Igreja “em saída” é uma Igreja com as portas abertas. Sair em direção aos outros para chegar às periferias humanas não significa correr pelo mundo sem direção nem sentido. Muitas vezes é melhor diminuir o ritmo, pôr de parte a ansiedade para olhar nos olhos e escutar, ou renunciar às urgências para acompanhar quem fi­cou caído à beira do caminho. Às vezes, é como o pai do filho pródigo, que continua com as por­tas abertas para, quando este voltar, poder entrar sem dificuldade.
A Igreja é chamada a ser sempre a casa aberta do Pai. Um dos sinais concretos desta abertura é ter, por todo o lado, igrejas com as portas abertas. Assim, se alguém quiser seguir uma moção do Espírito e se aproximar à procura de Deus, não esbarrará com a frieza duma porta fechada. Mas há outras portas que também não se devem fechar: todos podem participar de al­guma forma na vida eclesial, todos podem fazer parte da comunidade, e nem sequer as portas dos sacramentos se deveriam fechar por uma razão qualquer. Isto vale, sobretudo, quando se trata da­quele sacramento que é a “porta”: o Batismo. A Eucaristia, embora constitua a plenitude da vida sacramental, não é um premio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento para os fracos. Estas convicções têm também conse­quências pastorais, que somos chamados a con­siderar com prudência e audácia. Muitas vezes agimos como controladores da graça e não como facilitadores. Mas a Igreja não é uma alfândega; é a casa paterna, onde há lugar para todos com a sua vida fadigosa.
Se a Igreja inteira assume este dinamismo missionário, há de chegar a todos, sem exceção. Mas, a quem deveria privilegiar? Quando se lê o Evangelho, encontramos uma orientação mui­to clara: não tanto aos amigos e vizinhos ricos, mas, sobretudo, aos pobres e aos doentes, àqueles que muitas vezes são desprezados e esquecidos, “àqueles que não têm com que te retribuir” (Lc 14,14). Não devem subsistir dúvidas nem expli­cações que debilitem esta mensagem claríssima. Hoje e sempre, “os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho”, e a evangelização dirigida gratuitamente a eles é sinal do Reino que Jesus veio trazer. Há que afirmar sem rodeios que existe um vínculo indissolúvel entre a nossa fé e os pobres. Não os deixemos jamais sozinhos!
Preces: ....................  
R. Ó Gianelli rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
 Oração: Ó Santo Antônio Gianelli, que foste exímio pregador da Palavra divina e viveste a serviço da Igreja com dedicação incansável, dá-nos anunciar, com alegria, o Evangelho no mundo atual. Intercede por nós, para que assumamos corajosamente a missão evangelizadora como discípulos/as missionários/as a serviço do Reino. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
_________________
9º dia : 20 de outubro
Canto
Chamado pelo Espírito a anunciar o Evangelho,
Gianelli és exemplo dos que seguem a Cristo,
Irmão no sofrimento, irmão na alegria,
És um como nós.

/: Como Jesus escolhes o homem que não tem felicidade,
Mesmo que morras como Ele sobre a cruz!:/

E Deus te tornou grande pela tua esperança,
Gianelli acreditaste na força do Senhor.
Fizeste a experiência de partilhar a vida com um imenso amor.
 Evangelho do dia: Lc 12,13-21: O julgamento de Deus será baseado não no que possuímos, mas na fidelidade com que vivemos, na partilha do que realizamos e na vida que doamos com amor.
Reflexão: (Papa Francisco: Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho”, 2013, nº 49).
Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo! Repito aqui, para toda a Igre­ja, aquilo que muitas vezes disse aos sacerdotes e aos leigos de Buenos Aires: prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguran­ças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos. Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da ami­zade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida. Mais do que o temor de falhar, espero que nos mova o medo de nos encerrarmos nas estruturas que nos dão uma falsa proteção, nas normas que nos transformam em juízes implacá­veis, nos hábitos em que nos sentimos tranquilos, enquanto lá fora há uma multidão faminta e Jesus repete-nos sem cessar: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mc 6,37).
 Preces: ...............   
R. Ó Gianelli, rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
 Oração: Ó Santo Antônio Gianelli, que foste exímio pregador da Palavra divina e viveste a serviço da Igreja com dedicação incansável, dá-nos anunciar, com alegria, o Evangelho no mundo atual. Intercede por nós, para que assumamos corajosamente a missão evangelizadora como discípulos/as missionários/as a serviço do Reino. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
_________________
 Dia 21 de outubro: festa da santidade de Gianelli
 Canto (CD Hortus Conclusus)
Fazer-se tudo para todos (2x), para levar todos a Cristo!
 Salmo de meditação:
Eis o grande sacerdote,
que durante a sua vida sustentou a casa do Senhor,
e durante os seus dias fortificou o templo.
Ele cuidou do seu povo e livrou-o da perdição.
Como a palmeira florescerá o justo,
elevar-se-á como o cedro do Líbano.
É como a árvore plantada à margem da torrente.
Dá fruto na época própria.
Sua folhagem não murchará jamais.
Tudo o que empreende, prospera.
Porque, como o sol faz germinar seus grãos
e um jardim faz brotar as suas sementes,
assim o Senhor fará germinar
a justiça e a glória diante de todas as nações.
Cantai cânticos e bendizei o Senhor, por suas obras.
Dai ao seu nome magníficos elogios.
Glorificai-O com a voz de vossos lábios
e a música de vossas harpas.
Cantai seu louvor!
 Evangelho da missa própria em honra a Santo Antônio Gianelli: Jo 10,11-18: o Bom Pastor. Eu sou o Bom Pastor. O bom Pastor dá a vida por suas ovelhas.
Prece
Chamado pelo Espírito a anunciar o Evangelho, Gianelli és um exemplo dos que seguem a Cristo. Irmão no sofrimento, irmão na alegria, és um como nós!
E Deus te tornou grande pela tua esperança; Gianelli acreditaste na força do Senhor, fizeste a experiência de partilhar a vida com um imenso amor!
Chamados pelo Espírito a anunciar o Evangelho, pedimos a Jesus Cristo de sermos como tu: dispostos a dar tudo, a ser irmãos de todos os filhos do Senhor!
Amém.
Ó Gianelli rogai por nós, intercedei a Deus por nós!
 Oração: Ó Santo Antônio Gianelli, que foste exímio pregador da Palavra divina e viveste a serviço da Igreja com dedicação incansável, dá-nos anunciar, com alegria, o Evangelho no mundo atual. Intercede por nós, para que assumamos corajosamente a missão evangelizadora como discípulos/as missionários/as a serviço do Reino. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
_________________
 [1] Antônio Gianelli, Homilia 08.11.1836


Nenhum comentário:

Postar um comentário