quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dança da Apresentação!

Apresentação de MARIA...
Reapresentação das "FILHAS DE MARIA"...

21 de novembro 2014: Festa da Apresentação de Maria no Templo e 186º aniversário de um Sonho de Antônio Gianelli, concretizado uns 50 dias depois: a fundação do Instituto das Filhas de Maria Santíssima do Horto.

Maria se apresentou no Templo e continuou se apresentando nos caminhos do seu Filho Jesus e na vida do seu povo!  Neste ano, o Instituto das Filhas de Maria se apresentou em Papua Nova Guiné, no único Continente onde ainda não havia presença do Carisma Gianellino.
Quatro Irmãs entraram na dança do povo... e o povo as acolheu com suas danças animadas e coloridas.  Assim se expande missão gianellina em novo ritmo, com novas presenças e em novos espaços!

Gianelli, o missionário que se apresentou ao povo
para fazer a apresentação do Evangelho!
As Irmãs do Horto são chamadas a “ir onde outros não podem ir”, mas no caso de Papua Nova Guiné, é um ir onde as próprias Filhas de Maria ainda não haviam chegado... É cumprir o mandato de Jesus de evangelizar até os confins do mundo e o desejo de Santo Antônio Gianelli de que as “Filhas de Maria” atravessem mares e ultrapassem as fronteiras dos Continentes. Sempre no intuito de proximidade com os mais empobrecidos.

Quatro Irmãs do Horto estão em Papua Nova Guiné, mas as bênçãos divinas que acompanham esse gesto missionário estão se espalhando em todo o Instituto e além dele. A atitude de coragem missionária dessa comunidade está mexendo com os brios missionários de todas as Filhas de Maria. E cada uma, na situação em que se encontra e no lugar em que atua, sente-se animada a dar o melhor de si mesma naquilo que faz e nas relações que cultiva.

FMH chegando mais longe... para estar mais perto!
Inspiradas na apresentação de Maria, mãe de Jesus, e caminhando nas trilhas de Gianelli, as quatro missionárias vão se apresentando, com jeito gianellinoà Igreja local e ao povo de Papua Nova Guiné. É uma entrega a Deus expressa na entrega à população mais necessitada. Vai acontecendo a bela "Dança da Apresentação": aos poucos, o povo vai se apresentando às Irmãs... e as Irmãs vão se apresentando ao povo... Pode-se dizer que Deus se apresenta a seus filhos e suas filhas e estes/estas se apresentam a Deus, com louvores, danças, sonhos e projetos de Vida digna e feliz.
Nas ruas e no templo, na escola e nas casas em Papua Nova Guiné, as gianellinas ensaiam os primeiros passos de uma nova "Dança Missionáriado Instituto! Esse acontecimento pode ser um forte convite a todos os membros da Família Gianellina para “entrar na Dança”, buscar boas músicas, criar novos passos, integrar novos pares, aprender e reaprender. Pode ser a "Dança da Saída em missão", de acordo com as propostas do Papa Francisco!
O povo cantando e dançando no dia da
"apresentação das Gianellinas" em Papua Nova Guiné!
Apresenta-se no templo
para imbuir-se de Deus.
Apresenta Jesus ao mundo
para enchê-lo de Evangelho!
Para apresentar-se a Deus, como Maria, e apresentar ao mundo o Evangelho, como Gianelli, é preciso ter no coração um sonho e uma paixão! Para “reapresentar-se” cada dia e em novas circunstâncias, as Filhas de Maria também precisam ter um sonho e uma paixão, além do desejo de revigorar a própria vocação e ressignificar sua presença missionária!

Neste 21 de novembro, vamos celebrar a apresentação de Maria, no Templo, no seu tempo; a apresentação que Ela fez de Jesus e sua Boa Nova ao mundo; a reapresentação das Filhas de Maria e de todos os Amigos e Amigas de Gianelli, membros da Família Gianellina, neste tempo, no espaço missionário que cada um/uma ocupa ou em outros espaços que se abrem hoje à Caridade evangélica Vigilante!
E quem não pode "ir mais longe", pode "chegar mais perto", até das pessoas da própria casa, no local de trabalho, no ir e vir do cotidiano...

“Apresentar-se” uma vez é bom e faz bem! 
“Reapresentar-se” mais vezes, em outros espaços e de um jeito melhor, talvez seja o desafio do momento para fazer a diferença!

O EVANGELHO da ALEGRIA pode ser anunciado com a DANÇA da nossa “re-apresentação” como Família Gianellina!

Aprendendo a Dança da Apresentação de Maria, 
faremos a Apresentação da Dança da Família Gianellina! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário