sexta-feira, 25 de abril de 2014

Família Gianellina em Tempo de Páscoa!

Uma graça quaresmal pascal

VISITA DA MADRE GERAL, IRMÃ TEREZINHA MARIA PETRY,
À FAMÍLIA GIANELLINA NO BRASIL



  De 24 de fevereiro a 18 de abril de 2014, nossa Província foi agraciada com a presença da Madre Terezinha Petry, vinda de Roma, onde exerce a direção geral da Instituição Filhas de Maria Santíssima do Horto.
Em todas as Comunidades e Obras, a acolhida foi familiar, como a quem chega em sua casa. Na Escola Nossa Senhora do Horto, em Dom Pedrito, ela estudou, quando tinha 15 anos de idade. Em Uruguaiana, recordamos que, de 1974 a 1977, assumiu a Direção da Escola N. Senhora do Horto.
Nossa Madre Petry esteve entre nós, visitando a Instituição Gianellina, para acompanhar o trabalho missionário e educativo que as Irmãs realizam, juntamente com leigos e leigas.
A Madre foi recepcionada por crianças, adolescentes e jovens nas escolas, com gestos de saudação e afeto. Educadores, Grupos Gianellinos e tantas outras pessoas tiveram oportunidade de um bate-papo caloroso com alguém que tem ricas experiências por percorrer muitas partes do mundo para incentivar a todos no caminho da missionariedade.  
Nas diversas localidades em que as FMH vivem e atuam, houve momentos de celebração e confraternização de muitos grupos com a Madre, bendizendo a Deus e estreitando laços de comunhão. Ela aproveitou todas as oportunidades de encontro para, além de olhar os prédios e verificar o andamento das obras e serviços, escutar as pessoas e a cada uma dizer a sua palavra amiga e desafiadora, reforçando a necessidade de testemunhar os valores cristãos, no estilo gianellino, nos espaços de missão que temos.
A Madre Terezinha, mais uma vez, demonstrou o quanto é significativa a presença educativo-evangelizadora das Irmãs no contexto social e eclesial dos tempos atuais. Nas Escolas, destacou a importância de um trabalho em equipe, com pessoas comprometidas com a formação das novas gerações e suas famílias.
Na quinta-feira santa, 17 de abril,  recordamos o gesto de Jesus que se pôs à mesa com seus discípulos, conversou com eles, deu-lhes o mandamento novo, partiu e repartiu o pão, tomando todos do mesmo cálice, o cálice da nova e eterna Aliança. E assim se despediu... Nesse dia, as Irmãs das Comunidades de Porto Alegre e o grupo de Funcionários e Funcionárias da Casa Provincial e Casa das Irmãs idosas, à hora do almoço, também se puseram à mesa, com a Madre Petry, para confraternizar. E assim nos despedimos... No dia seguinte, sexta-feira santa, retornou para Roma.
De coração agradecemos à Madre Terezinha Petry pelos dias de graça e luz que passamos juntas e pelas boas sementes de Bem que espalhou entre nós. Sua presença carismática cativou e animou a todos. Conforme deixou registrado na Ata da Visita, embora tenha visto as dificuldades existentes, constatou quanto a presença do Carisma hortano gianellino da Caridade Evangélica Vigilante leva os membros da Província de Porto Alegre a, COM ALEGRIA, FAZER-SE TODAS A TODOS.
Ir. Valdéte Pirocca  (Uruguaiana)
 Ir. Neiva Moresco (Porto Alegre)

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Feliz Páscoa, Família Gianellina!

Páscoa de perguntas... 
Perguntas de Páscoa...














“Por que choras?... A quem procuras?” (cf. Jo 20,15a).
“Por que vocês procuram entre os mortos 
Aquele que está vivo?” (Lc 24,5)

ALELUIA!
Neste tempo de graça e luz, podemos responder a nós mesmos:
Nesta Páscoa, você está feliz?... Fez alguém feliz?...
Em que esta Páscoa foi melhor do que tantas outras páscoas?
Das orações que você fez, dos textos da Palavra de Deus que você leu e ouviu, das cerimônias religiosas das quais participou, das mensagens pascais recebidas e enviadas, o que ficou no seu coração, como semente de ressurreição a se tornar vida no seu quotidiano?
Se você não se envolveu muito nas celebrações quaresmais e pascais, o que de bom você fez ou lhe aconteceu que imprimiu em seu caminho um “sabor de ressurreição”?
Na Semana Santa deste ano, você identificou “bernardos” e “bernardas” ao seu redor? Fez algum gesto pascal em favor dessas pessoas?
O Fogo Novo, aceso na Vigília Pascal, reacendeu alguma coisa boa em seu interior? Esse Fogo pode ter sido aceso numa panela, dentro de um carrinho de mão... ou em outro lugar que a comunidade preparou. Nele foi aceso o CÍRIO PASCAL. Importa que o brilho da Ressurreição encontre espaço em nossa vida e transpareça em nosso rosto e em nossos atos! Importa partilhar esse Fogo pascal que, ao dividir-se, não perde o seu fulgor (cfr. Celebração da Vigília Pascal).
O que o Ressuscitado está ressuscitando em seu coração, na sua mente, no seu jeito de pensar, conviver e agir?
A celebração de mais uma Páscoa faz alguma diferença na sua vida? E, pela fé no Ressuscitado, você faz a diferença na vida de outras pessoas?
Chega até nós, hoje, a Pergunta Pascal: “Por que vocês procuram entre os mortos Aquele que está vivo?” (Lc 24,5)
E uma certeza de fé nos reanima: “Não está no túmulo. Ressuscitou!”
Então, se Jesus ressuscitou e está vivo, podemos crer e anunciar que ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!
Se cremos que ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS, temos tudo para continuar seguindo-o num caminho de discipulado missionário, anunciando a Boa Nova na “galiléia” da nossa comunidade, no local de trabalho, no nosso quotidiano! (cfr. Mt 28,10; Mc 16,7)
Feliz PÁSCOA para você e os seus, “RESPIRANDO O ALELUIA”, como desejava Santo Antônio Gianelli!
Feliz TEMPO PASCAL com muitas RESPOSTAS PASCAIS a tantas PERGUNTAS que a vida faz! ALELUIA!
Neiva Moresco, fmh