sexta-feira, 23 de maio de 2014

Confraria Solidária!


Gestos de solidariedade
aquecem no frio que está chegando...
   
 A Família Gianellina de Dom Pedrito/RS agradece à Ir. Teresinha Canuto e à Ir. Ana Maria Andreola por terem ofertado retalhos de lã à Confraria de N. Sra do Horto, para a confecção de blusões, destinados às crianças pobres e a algumas famílias e creches. 
Nós, Irmãs do Horto, dessa Comunidade, desmanchamos os retalhos e formamos novelos de lã, facilitando, assim, o trabalho das tecelãs voluntárias.
A Confraria, reconhecida, agradece a valiosa ajuda em suavizar a necessidade de tantas pessoas no inverno da solidariedade.
Que esta corrente de gestos fraternos seja o elo mágico a irradiar alegria, sorrisos e calor humano.
Faz frio lá fora... 
mas nos corações gianellinos há calor humano 
que se faz solidariedade! 

terça-feira, 20 de maio de 2014

Família Gianellina em cena

Dia 21 pascal-gianellino!

Ainda estamos no Tempo Pascal!
Jesus Ressuscitado PERMANECE conosco
e nos chama a PERMANECER no seu amor.

Somos a Família Gianellina!
O Carisma de Antônio Gianelli PERMANECE vivo
e nos impulsiona a PERMANECER no caminho missionário!


Para escrever a Mensagem deste “dia 21”, busquei inspiração num evento das comunidades das Irmãs do Horto no Brasil, do dia 10, e na Palavra de Deus proposta pela Liturgia da Igreja Católica, para os dias 21, 22 e 23 de maio.
Participando do evento e meditando a Palavra, partilho com a Família Gianellina algumas ideias, ilustrando com algumas fotos:

Vamos ao evento!
Conhecemos Gianellinas que APOIARAM pessoas e projetos por muitos anos e, em novas circunstâncias de sua vida, APOIANDO-SE em braços e bengalas, continuam participando, construindo história, APOIANDO iniciativas.
Em certo período da vida, diminuem as forças físicas, mas PERMANECE a vitalidade afetivo-espiritual que brota da experiência do Ressuscitado. E Ele PERMANECE conosco todos os dias, até o fim dos tempos (cfr. Mt 28,20).     


O Instituto das Filhas de Maria Santíssima do Horto está sempre em movimento: o Carisma fundacional PERMANECE o mesmo, mas as formas de vivê-lo e irradiá-lo vão se renovando.
De tanto em tanto, algum evento extraordinário ajuda a “renovar o ar” no caminho ordinário... No ultimo dia 10, reuniu-se um grupo de Irmãs do Horto da Província de Porto Alegre, para finalização de um processo eletivo, do qual todas participaram: a escolha de suas representantes numa Assembleia, com a tarefa de olhar com realismo e carinho o presente e, com coragem, traçar melhores vias de futuro.
A verificação do resultado dessa eleição foi feita num belo ritual, presságio das bênçãos de Deus e de muita coisa boa que pode acontecer.
Após o escrutínio, queimaram-se as cédulas da votação, reacendendo-se o “fogo” que aquece corações e ilumina caminhos. Desse fogo saiu uma fumaça luminosa... chamando-nos à esperança e ao compromisso de “procurar  atiçar de novo o fogo” do zelo missionário (cf. A.Gianelli, Bobbio, 23/01/1842).


Ao ar livre, perto de pedras e ciprestes, reuniu-se o grupo para uma foto. As pedras no chão e as grandes árvores PERMANECEM aí há muitos anos. Elas nos chamam a PERMANECER firmes no Carisma e nos espaços missionários que se abrem para nós.
A imagem de Santo Antônio Gianelli no jardim, na direção de uma janela, pode nos dizer:
Que se abram janelas e portas para entrada e saída do sopro do Espírito!
Que se abram mentes e corações para a entrada da uma luz nova e a saída de pensamentos e sentimentos de Bem.


Noticiamos isso por quê?... e para quê?...
- Porque é um acontecimento da Família Gianellina que repercutirá na vida de muita gente e na caminhada do Instituto das Irmãs do Horto.
- Para pedir orações em favor daquelas que, representando a todas, trabalharão muito e se dedicarão com afinco à tarefa a elas confiada por Deus, através do voto de confiança de suas coirmãs.

Vamos à Palavra de Deus!
Nesse “movimento” da Família Gianellina, o Evangelho de Jesus é ponto de referência. Então, vocês estão convidados/as a fazer um Tríduo de leitura e meditação da Palavra proposta pela Liturgia:  Dia 21: Jo 15,1-8.    Dia 22: Jo 15,9-11.  Dia 23: Jo 15,12-17.

Nesse capítulo 15, segundo o evangelista João, Jesus se apresenta com o símbolo de algo vivo e produtivo: a VideiraEle fala doze vezes no verbo PERMANECER, propondo aos seus seguidores uma dinâmica empolgante e desafiadora de envolvimento existencial: permanecer no seu amor, como Ele permanece no amor do Pai... tornar-se discípulos, dar a vida, guardar os mandamentos divinos, produzir frutos, frutos que permaneçam... E tudo isso para a glória do Pai e para que a alegria de Jesus esteja em nós e a nossa alegria seja plena...

Como Família Gianellina, rezamos:

PERMANEÇA em nós a lembrança de Santas gianellinas como Catarina, Clara e Crescência que, no seu tempo e do seu jeito, encarnaram e anunciaram o Evangelho.

 PERMANEÇAMOS nós unidos/as à Videira verdadeira, JESUS, 
como ramos que dão fruto, fruto que PERMANEÇA.

Senhor, PERMANECE CONOSCO 
e ajuda-nos a PERMANECER no teu AMOR. 

MARIA, tu que PERMANECESTE firme 
no caminho de teu Filho Jesus, caminha conosco!

Abraços e votos de que o Ressuscitado
permaneça com vocês, suas famílias e comunidades!

Neiva Moresco, fmh