quarta-feira, 2 de julho de 2014

Família Gianellina em festa!

FESTA DE NOSSA SENHORA DO HORTO
02 de julho de 2014 

1493
Nasceu uma devoção a MARIA, Mãe de Jesus, sob o título de NOSSA SENHORA DO HORTO. 
Num momento de dificuldade do povo, sua imagem foi pintada no muro de um Horto, na cidade de Chiávari, Itália.  A Mãe voltada para a rua, erguendo o braço de seu Filho Jesus em atitude de bênção... e os filhos e filhas passando perto e olhando, parando e rezando...
Passou-te o tempo e, acabado o sofrimento da epidemia na região, diminuiu o movimento junto à imagem da Senhora pintada no muro do horto... Mas a Mãe Maria continuava acompanhando e abençoado o povo.

1610
Passados mais de 100 anos, a devoção foi reativada pela graça de Deus e ação de um jovem trabalhador que, passando perto do muro do horto, viu uma luz em movimento em direção à praça... e reconheceu a imagem daquela Senhora.
Durante a Novena, rezamos cantando: Virgem do Horto, divina luz do céu, eu te imploro uma nesga de luz... Ensina teu povo a rezar que, um dia, teu povo desperta e, na certa, vai ver a luz.
Maria em movimento... em direção à praça! Ela nos convida ao discipulado missionário, a pôr-nos em movimento na direção dos outros.

1829
Passados mais de 200 anos desde a revitalização da devoção à Virgem do Horto e estando a imagem original (1493) recortada do muro e colocada no altar da Catedral de Chiavari, Santo Antônio Gianelli funda uma Família Religiosa: o “Instituto das Filhas de Maria”. E, pela devoção à Senhora do Horto e tendo em mente uma proposta de vida, completou o nome: “Filhas de Maria Santíssima do Horto”. Um nome que traduz uma inspiração - MARIA - e um caminho de vida - SANTIDADE no estilo de HORTO e FONTE!

1998
Palavras do PAPA JOÃO PAULO II, na saudação feita na chegada em CHIÁVARI para Visita à Diocese, no dia 18 de setembro de 1998:
 [...] “ O título de Nossa Senhora do Horto, originado do fato que a pintura de Borzone se encontrava no muro daquele que era chamado horto do Capitão, leva-nos a pensar nos jardins e hortos presentes na história da salvação: desde aquele do Éden, lugar de inocência e de felicidade dos progenitores, mas que se tornou muito depressa lugar da desobediência e do pecado, até ao do Getsêmani, onde o novo Adão, Cristo Jesus, iniciou a fase decisiva da redenção sofrendo até suar sangue (cf Lc 22, 44), o jardim que deveria constituir a alma de cada cristão, para ser digno de acolher Cristo juntamente com a sua Mãe. Feliz é, por isso, esta Diocese que, nas suas estruturas visíveis, mas sobretudo no invisível mistério da sua realidade espiritual, aspira a ser o jardim de Maria: Hortus conclusus, como cantais de bom grado especialmente nas “festas de julho”, fons signatus, ó Maria! Emissiones tuae paradisus. “Paradisus”: um novo jardim de inocência e de alegria.”

2014 
Muita gente fez a Novena... e está em Festa!
“Todos os Povos, todas as cores!” Com essa frase, circulam os ônibus em Porto Alegre/RS - Brasil, onde se encontram milhares de pessoas de outros países
Maria, mãe de Jesus, é mãe de todos os povos!
Nossa Senhora do Horto é a mãe de Jesus festejada neste 02 de julho e invocada todos os dias por tantos os povos, de todas as cores, em muitos lugares e de todos os jeitos!
É a Mãe que se envolve e se enfeita com bandeiras multicoloridas, como se fosse o abraço de muitos filhos e filhas que confiam nela, seguem seus ensinamentos e pedem a sua proteção.

 Depois dos nove dias de orações e escuta da Palavra de Deus, de contemplação do jeito de Maria e busca de mais luz para o caminho, a Família Gianellina pode rezar hoje essa oração antiga, tão antiga como a devoção à Senhora e Mãe do Horto:
“Ó Mãe minha do Horto, dá-me ajuda, dá-me conforto,
dá-me um coração cheio de amor por Jesus, meu Redentor.
Oh! faze santa a minh’alma, ó dulcíssima Maria!
Ó Mãe, doce e querida, escuta quem te chama.
Salva, Maria, quem te ama e tanto confia em ti.”

Maria, mulher orante e trabalhadora, Senhora da prontidão, é a Mãe que nos ajuda no seguimento de Jesus e nos ensina a “ir onde outros não podem ir” e é preciso que alguém vá... Estar onde outros não podem estar e é preciso que alguém marque presença... Ou até ir onde outros já estão, mas falta alguém que pode fazer a diferença... alguém que pode ser você... e pode ser agora!

Acabou a Novena, fizemos a Festa e o nosso amor a Maria se fortaleceu e é firme a nossa disposição de ser melhores... por isso rezaremos e cantaremos sempre: 
Humilde Serva, vem nos ensinar por onde ir e como caminhar, 
servindo a Deus e também ao nosso irmão, 
como resposta à nossa Vocação!

Em comunhão com todas as pessoas devotas de Nossa Senhora do Horto, pedimos sua bênção:
“Com a mão de teu Filho, abençoa-nos, Virgem Maria!”

Confiamos que, das igrejas ou capelas, dos muros dos jardins ou do alto das torres, ela continuará voltando seu olhar para nós e acompanhando nossos passos.