sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

É quase Natal!


 Feliz dia 21 
mariano-natalino!

  O Evangelho proposto pela Liturgia da Igreja Católica, no domingo que antecede a Festa do Natal, põe em evidência a figura de MARIA, a mãe de Jesus: Lc 1,26-38.


Propõe o Natal como trajetória de Família!
Apresenta-nos alguns passos do “caminho da Alegria”!


Dizer “Feliz Natal” é o mesmo que dizer “Alegra-te!
Desejar “Feliz Natal” a alguém é mostrar o que causa Alegria na vida: ser cheia de graça; crer que o Senhor está conosco; acolher o Espírito que nos cobre com sua sombra...

Natal, coisa de Família! Família pequena, sem estruturas legais, residente em localidade pequena, constituída por pessoas do povo, com nomes simples que significam grandes planos divinos – José, Maria, Jesus... pessoas que até se perturbam diante do mistério, têm dúvidas e temores, mas pensam bastante sobre os acontecimentos, perscrutam os sinais para vislumbrar o Sinal.

Natal, tempo de Palavras fortes anunciando a Palavra que se encarnou nos espaços da humanidade!
A primeira palavra nesse trecho do Evangelho é “Alegra-te!”, acompanhada dos motivos da alegria: “cheia de graça, o Senhor está contigo!” Outra palavra: “Não tenhas medo!” e razões para isso: “encontraste graça diante de Deus!” A libertação dos temores capacita-nos para perceber melhor os sinais e acolher o Mistério de Deus; abre-nos aos mistérios da vida no dia a dia. Palavras fortes, com força de missão: “conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus”.

Natal, coisa de família que tem dúvidas, faz questionamentos -“Como se fará isso?...” -  e  ouve uma palavra luminosa: “O Espírito virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra”. Promessas divinas que se cumprem no caminho:  a “cobertura” de Deus com sua Graça e sua Glória e a garantia de que “para Deus nada é impossível”.
Natal, trajetória de família, que só acontece quando alguém se torna servo/serva, diz seu SIM ao Plano de Deus e dá espaço à Palavra que se faz gente e vem ao mundo.
Natal é coisa de família, mas ultrapassa os limites familiares, espalhando-se como luz, bênção, Boa Nova pelo mundo: Glória a Deus e Paz à humanidade! É trajetória de família que se amplia: além de José, Maria e Jesus, encontramos o anjo Gabriel, Isabel, Zacarias e João.
Natal é tempo de alegrar-se com a Boa Notícia do nascimento do Salvador e perscrutar os sinais do mistério da salvação no cotidiano das famílias e comunidades.
Natal é tempo de deixar-se guiar pelo canto dos Anjos, como os Pastores de Belém... pela estrela, como os Magos do Oriente... ou, quem sabe, pela nuvem, como Moisés, o povo do Êxodo, o profeta Elias... e nós, hoje.


Votos de paz e felicidade neste tempo natalino, com as bênçãos de Jesus, Maria e José... de Isabel, Zacarias e João... dos Anjos, Pastores e Magos... e de tantas pessoas geradoras de vida que caminham conosco!

Que possamos viver este Natal 2014 como tempo de Graça e Glória! E a Graça que se irradia dos tantos presépios nos templos, casas e praças nos acompanhe em cada dia de 2015, para darmos Glória ao Deus que veio ao mundo por meio de Maria e “armou sua tenda entre nós”!
Neiva Moresco,fmh