sábado, 21 de março de 2015

Centelhas Gianellinas de março!

 “Eu vi uma faísca de vida brilhando” 1

De 16 de janeiro a 20 de fevereiro 2015, em Roma/Itália, realizou-se o 19º Capítulo geral do Instituto das Filhas de Maria Santíssima do Horto, fundado por Santo Antônio Gianelli e levado adiante por uma grande “família”, a FAMÍLIA GIANELLINA (FG).
Dessa Assembleia participaram Irmãs de diversos países; o Brasil foi representado por três Irmãs: Teresinha Canuto, Ana Maria Andreola e Raquel Pena Pinto. Estas, ao voltarem, repassam conteúdos, experiências e propostas a todas as Irmãs, reunidas por grupos de Comunidades que, oportunamente, transmitirão algo aos demais membros da FAMÍLIA GIANELLINA.
Fotos e algumas notícias já foram divulgadas no Facebook das Irmãs do Horto e no Blog da FG.


No dia 14 de março, estiveram reunidas vinte e três Irmãs das Comunidades de Porto Alegre e Santa Teresa/RS. Foi um Encontro quaresmal com sentido pascal, pois marcado por sinais de ressurreição é o caminho que podemos traçar, percorrer e propor, como FAMÍLIA GIANELLINA, nos próximos anos.


Com os membros da Família e outras pessoas simpatizantes do mesmo Carisma, queremos partilhar algumas ideias refletidas, ilustradas por fotos. Assim, JUNTOS/AS, construiremos um bom caminho, com o coração aquecido pelo “Fogo” missionário de Santo Antônio Gianelli. E, com certeza, muita gente dirá: “Eu vi uma faísca de vida brilhando”.

Fizemos partilha de ideias, em pequenos grupos, à luz da Palavra de Deus: Fl 4,1-7

No plenário, foram destacados alguns pontos dessa reflexão:
- A realidade brasileira e de Província nos inquieta. Preocupa-nos a situação das Escolas x Filantropia. Mas, renova-se em nós a esperança e a alegria com o repasse dos temas do Capítulo geral.
- “Não se inquietem com nada”, diz o texto bíblico. Mesmo com inquietações, podemos ter esperança.
- Ser alegre não significa não ter dificuldades. Jesus convidou-nos a segui-lo, mas não prometeu ausência de dificuldades.
- A alegria humana às vezes se abala; a alegria do Evangelho não. O Papa Francisco pede para fazermos da Palavra de Deus o alicerce da nossa vida. Num contexto mundial de insegurança, vivemos momentos fortes de alegria (p. ex. festa dos 50 anos de Consagração religiosa). Por Deus temos esperança, por nossas forças não.
- Procuremos ter uma inquietação saudável: descobrir em que situações Deus se manifesta. Na nossa vida:  Cruz presente... Deus presente!
- Ser alegres na esperança. “Fiquem alegres. O Senhor está próximo”... próximo de vocês.



É importante manter o foco do 19º CG, cf. Lema: “Com alegria, façamo-nos todas a todos.”
Fazendo Memória dos nomes das Províncias, Delegação e outras partes do Instituto das FMH, lembramos que fazemos parte de um todo que vai além de nós mesmas.
Eis o grande apelo: fazermos as coisas juntas, alegres e com esperança... Assim, quem nos circunda poderá desfrutar da nossa companhia e serviço.

Pequenas velas foram acesas pela participante mais idosa do grupo (Ir. Antônia) e a mais jovem (Ir. Rimet), auxiliadas pela Ir. Ana Maria. Na vida é assim: umas velas se apagam... outras custam a ser acesas... ou logo se apagam... Umas se acendem nas outras... E as que se apagaram podem se reacender...
“Eu vi uma faísca da vida brilhando.”
  


Mais do que fazer a entrega de um Documento, foi transmitida uma luz nova!
Mais do que ideias e propostas, recebemos impulsos para melhorar nossa presença missionária no mundo!
Mais do que atividades programadas ou estratégias estabelecidas, redescobrimos motivos e desafios para buscar caminhos!


Ir. Teresinha Canuto, superiora provincial, entregou o Documento às Coordenadoras das cinco Comunidades presentes, para serem entregues a cada Irmã, lembrando que esse Documento foi gestado por todas.

Somos convidadas a acolher o Documento capitular como o publicano do Evangelho, humilde, reconhecendo-se pecador, e não como o fariseu arrogante e orgulhoso: Lc 18, 9-14. Acolher de coração aberto, desarmado. Ver o que o Instituto pensa de si mesmo e o que propõe.
O Documento é um livro simples, de modo que todas possam ler e encontrar-se nele. É um Documento com “indicações”, não atividades, estratégias etc. Cada Província definirá como traduzir as mesmas na realidade provincial e nas realidades locais. É Documento para ser apresentado... abraçado... concretizado no cotidiano... 


Oxalá vivamos a alegria de dizer:
“Eu vi uma faísca da vida brilhando”... 
Eu vi uma flor brotando na pedra... 
Eu vi a ressurreição acontecendo...


Feliz “dia 21” quaresmal, Família Gianellina!

Neiva Moresco, fmh

1 Canção “Alegria” – Filme Cirque du Soleil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário