sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Família Gianellina com Maria!

Dia da Família Gianellina!
Festa da Apresentação de Maria no Templo!

Antônio Gianelli  desejava fundar o Instituto das “Filhas de Maria” – Irmãs do Horto – no dia 21 de novembro de 1828, com o nome “Filhas da Apresentação de Maria Santíssima no Templo”.[1]  Mas, algumas circunstâncias locais levaram a adiar a fundação do Instituto,  que aconteceu no dia 12 de janeiro de 1829, e a dar outro nome ao mesmo: “Filhas de Maria Santíssima do Horto”.  Mudou a data, mudou o nome, mas a inspiração continuou “mariana”.
Nesse desejo, o Fundador era movido pelo sentido desse mistério da vida de Maria e pensava em cada “Filha” como imitadora de Maria apresentando-se a Deus no Templo, num gesto de total entrega. E, imbuindo-se de Deus no Templo, sair dele para ser presença evangelizadora no mundo.[2]

Nossa Senhora, como a “apresentação” marca a vida da Família Gianellina! Como a vida está cheia de “apresentações”! Como a “Filha de Maria” é chamada a “apresentar-se”... e se apresenta!

Podemos criar uma “ladainha da apresentação” no caminho das Filhas de Maria (FM) e dos outros membros da Família Gianellina (FG):
- Apresenta-se Deus, com seu chamado...  e a Filha de Maria (FM) escuta e responde.
- Apresentam-se desafios no cotidiano... e a FG os enfrenta e se posiciona.
- Apresentam-se pessoas em busca de ajuda, apoio e uma boa palavra... e a FM as acolhe e faz por elas o bem que pode.
- Apresentam-se pessoas marcadas por seus problemas e pela infelicidade... e os membros da FG escutam e agem, fazendo a diferença na vida de muita gente.
- Apresentam-se propostas de serviço em bem das comunidades... e a FM é capaz de dar seu Sim corajoso e generoso, como “serva do Senhor”.
- Apresentam-se notícias tristes sobre a humanidade atingida pela violência, pelas tragédias climáticas, por tantos sofrimentos ... e a FG vigilante, faz alguma coisa de bom pelo próximo.
- Apresentam-se pessoas felizes, que saboreiam os bons frutos de um caminho de vida conforme o Evangelho de Jesus, de coração aberto e solidário... e a FM se une a elas para compartilhar e aprender.
- Apresenta-se a Igreja com sábias orientações, o Papa Francisco com suas palavras iluminadas e desafiadoras... e a FG fortalece o sentido eclesial de sua fé.
- Apresenta-se Gianelli com seu exemplo e suas palavras de Pai e Mestre, Pastor e Missionário... e a FM vai trilhando seu caminho com o mesmo espírito e abrasada pelo mesmo “fogo”.
- Apresenta-se Maria, a mãe de Jesus, a nossa mãe do Horto... e cada FM, cada membro da FG aprende com ela a apresentar-se a Deus e ao mundo, dizendo:  Eis aqui a serva/o servo do Senhor!
- Apresenta-se Jesus e diz: “Eu vim trazer fogo à terra e como gostaria que já estivesse aceso!” (Lc  12,49)... e a FG assume o compromisso de manter aceso no coração o fogo missionário e  espalhar  centelhas desse fogo, apresentando à  humanidade a proposta do Evangelho.

Neste “dia 21 mariano-gianellino”, apresente-se a Deus e agradeça por Ele sempre se apresentar a você com sua graça e sua glória.

Acolhendo o mistério da Apresentação de Maria no Templo, pense a quem, onde e para que você ainda pode apresentar seus dons e seu serviço, seu tempo e seu amor.

Sob o olhar materno de Maria, abra seu coração a tudo o que a vida lhe apresenta, hoje!

Abraços e votos de feliz Dia da Família Gianellina!

Neiva Moresco, fmh











[1] Tarquini, “Maria em nossa Vocação”, p.100 da edição em português.
[2] Idem, p. 104-105 e 108.










Nenhum comentário:

Postar um comentário