quinta-feira, 21 de maio de 2015

Dia 21 Gianellino!

Mexendo nos baús...

 É “dia 21” do mês de maio, mês de Maria, Mãe de Jesus... 
É “dia da família de Gianelli” no Instituto das “Filhas de Maria”...
     Gosto muito das “parábolas” do Evangelho e sinto-me chamada a ser parecida com o “discípulo do Reino do Céu que tira do seu baú coisas novas e velhas (cfr. Mt 13,52)...
Mexendo no baú da história de Gianelli, sabe-se que ele chamou de “Instituto das Filhas de Maria” a obra do seu coração e, mais tarde, inspirado no que via e vivia, acrescentou a esse nome um significativo matiz: “do Horto”. E isso faz muita diferença!
Mexendo no baú do caminho percorrido pela Família Gianellina, vou tirando algumas “coisas velhas com cheirinho de novas”... Uma destas, partilho com vocês, neste “dia 21” do mês de MARIA, ciente de que não está com prazo de validade vencido. Pode fazer alguma diferença!
Digam-me vocês...
“Filhas de Maria”, 
um nome Genérico saído do coração de Gianelli!

 Há alguns anos, em cadeia de rádio e televisão, o então Ministro da Saúde no Brasil falou à Nação inteira sobre os “medicamentos genéricos”, determinando que os laboratórios produzissem para abastecer as farmácias e as farmácias tivessem esses remédios em quantidade suficiente para atender a procura...Na embalagem desses remédios, deveria aparecer uma tarja com a letra “G” em tamanho grande e as palavras“medicamento genérico”. 

Pensando nisso...
Sabe-se que Antônio Gianelli foi um Santo Genérico, que viveu e apresentou uma proposta de Santidade acessível a todos! Em cada coração Gianellino, podemos imaginar uma tarja de qualquer cor, com a letra “G”, símbolo do Carisma de  Gianelli, dom do Espírito para Graça do mundo e Glória de Deus!
Cada “Filha de Maria”, como Gianellina, pode ser mulher Genérica, isto é, popular, de fácil acesso, ao alcance do povo. Pessoa simples, mínima, sem privilégios... Com poucos recursos faz grandes ações, podendo “ir onde outros não podem ir”...como os “medicamentos genéricos”, que são acessíveis ao povo mais pobre, chegando onde outros remédios de alto custo não chegam. Menor custo, mas não menor valor; baixo custo, mas não baixa qualidade!
Bendizemos o alto valor vocacional da Gianellina que investe no cultivo de seu “ser”, qualifica seu “fazer”, valoriza o “estar junto” com as Irmãs de sua comunidade e com o povo, para que todos tenham acesso à vida saudável.
O Instituto das Filhas de Maria SS. do Horto é chamado a ser um “laboratório” que produz pessoas “genéricas”, populares, como a gente do seu tempo!... Nossas Comunidades, “farmácias” em que o povo pode encontrar o “medicamento genérico” da Caridade Evangélica Vigilante para recuperar/manter a saúde do corpo, do coração e do espírito e viver de forma mais saudável!
 Gianellinas em missão: construtoras de uma Vida Consagrada comprometida com a Justiça e a Paz em favor dos empobrecidos e necessitados; uma Vida Consagrada com alicerces em outros tempos, projetos para o nosso tempo e olhar para um novo tempo!
“Filhas de Maria” – Poderia haver nome mais simples e, ao mesmo tempo, mais completo para um Instituto nascido no coração de um Santo “selado” pela minimidade?
“do Horto” – Acréscimo que qualifica o nome, mantendo-o simples: jardim, terra, flores são coisas simples e todos gostam, porque são “emanações de Paraíso”!
Maria, mãe de Jesus – “E o nome da Virgem era Maria!” (Lc 1,27b)  –  Existirá apresentação mais simples, mais genérica do que essa?... Uma apresentação completa, popular e acessível daquela que todas as gerações chamam de “bem-aventurada” (cf. Lc 1,48b).

Ser “Filha de Maria”, no “Horto” da humanidade, é alcançar a todos e estar ao alcance de todos, com Alegria... fazendo-se “Toda para Todos”... gianellinamente! 

Caridade Evangélica Vigilante, 
um “medicamento genérico”  para a Saúde do mundo!
  
Neiva Moresco, fmh