domingo, 21 de fevereiro de 2016

Dia 21 transfigurante!

Domingo quaresmal com sabor pascal

Cada domingo da Quaresma é um “respiro pascal”. Este “dia 21”, coincidindo com o 2° domingo da Quaresma, nos apresenta o Evangelho da Transfiguração (Lc 9,28b-36). É um mistério luminoso da vida de Jesus no caminho da paixão, cruz e morte. Cruz e luz andam juntas na vida cristã: só consegue abraçar a cruz de cada dia quem tem uma boa “reserva de ressurreição”. E só vive plenamente a “ressurreição” quem percorre o caminho da cruz, com Jesus e como Jesus.
Para chegar aos membros da Família Gianellina com esta Mensagem, aproveito ideias de E.Ronchi e da Leitura orante da Comunidade, preparando a Liturgia deste domingo.
Interior da Basílica da Transfiguração no Monte Tabor
Transfiguração: mistério da convergência!
Tudo converge para Jesus: a história e a lei com Moisés, a profecia com Elias; o cosmos com a luz, o sol, a criação. O Pai faz uma declaração de amor e nos convida a fazer de Jesus o ponto de convergência da nossa vida: “Este é meu filho amado, escutem o que Ele diz”.
Jesus é ponto de partida e de chegada, o alfa e o ômega.
Sabemos que, no final da nossa trajetória terrena, teremos vestes de luz e rosto de sol... Mas também aqui e agora, no nosso cotidiano, pode transparecer a luz... O Reino de Deus é uma luz que emerge do fundo de cada ser através das brechas que se abrem com o empenho e a alegria da contemplação e do seguimento.
A Transfiguração é o mistério dos que são capazes de olhar dentro da nuvem para perceber os sinais de Deus, subir a montanha e pôr-se à escuta da Palavra. Jesus subiu a montanha com os discípulos e pôs-se a rezar. Enquanto rezava, seu rosto resplandecia. Esperamos que nossa oração nos ajude a mudar algo em nossa vida, também exteriormente.
A vida humana vivida em Deus é a alegria de liberar toda a beleza que Deus pôs em nós; liberar toda a luz que, como filhos/as de Deus, temos guardada em nós. Este é um caminho de confiança, libertador e ascendente, positivo e transfigurante, ou seja, caminho de felicidade. É o caminho espiritual de quem avança rumo à Palavra e à Nuvem.
Os fragmentos, as fragilidades, os pecados tornam-se brechas através das quais pode transparecer o brilho da vida divina que há em nosso interior.
Importa dar atenção à Palavra que vem da Nuvem: “Este é o meu Filho amado, escutem o que Ele diz!”
O mistério de Deus está todo revelado em Jesus, em suas palavras e ações, em seus gestos e anúncios.
Vista aérea do Monte Tabor com a Basílica da Transfiguração
No monte Tabor, Jesus falou de sua paixão e morte com a tranquilidade de pessoa transfigurada. Foi capaz dessa atitude porque tinha dentro dele uma boa reserva de ressurreição! Vivia no cotidiano da missão e provocava nas pessoas boas experiências de transfiguração.
Quaresma, tempo favorável para deixar entrar a luz divina pelas brechas da vida e  preparar-nos para a festa da Páscoa como pessoas transfiguradas! Tempo de “desarmar as tendas” que nos prendem ao passado e abrir-nos a novos horizontes.
O Pai, apresentando seu Filho amado, no Tabor, convida a escutar o que Ele diz”.
Maria, acelerando a apresentação do Filho, em Caná, convida a fazer tudo o que Ele disser”.
Escutar e fazer o que Jesus diz: eis o desafio quaresmal!