domingo, 20 de março de 2016

Tempo de ressuscitar!

Abençoada SEMANA SANTA
no horizonte da Misericórdia!

Que o “perfume” da presença e da graça de Deus se derrame e encha a casa toda e todos os corações, como aconteceu na casa de Maria, Marta e Lázaro, em Betânia, com a visita e a companhia de Jesus (Jo 12, 1-11).
Que o “perfume” das palavras de Santo Antônio Gianelli se faça sentir na casa toda e em todos os corações, como aconteceu nos lugares por onde ele andou.

Nesta Semana Santa e Páscoa, pensei em repassar à Família Gianellina alguns trechos da Homilia para o dia da Páscoa da Ressurreição, feita por Antônio Gianelli, na Catedral de Bobbio, aos 27 de março de 1842, chamando atenção para uma significativa coincidência: a Páscoa, que é uma festa com data móvel, neste ano de 2016 também acontecerá no dia 27 de março, como há 174 anos...
Então, podemos trazer para o aqui e agora as palavras do nosso Santo missionário, pedindo que ele interceda a Deus por nós e nos ajude a “ressuscitar com Cristo, viver como pessoas ressuscitadas e derramar nas casas e nos corações “perfume de ressurreição”.
____________________

EIS A PALAVRA DE GIANELLI

“Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas do céu e não às da terra, porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória”  (Col 3,1-4).

Nessas palavras, é anunciado o grande sentido da solenidade do dia, que tanto júbilo expande em todos os fieis e o grande fruto que nós devemos produzir. [...]
Sobre o altar da cruz, Cristo não apenas reparou, mas melhorou mil vezes a condição humana, com superabundância de graça. Com sua ressurreição, Cristo confirmou sua promessa e nós não podemos mais duvidar do nosso ressurgimento para uma vida imensamente melhor, se quisermos. [...]
Todos os que acolhem e aproveitam os benefícios da redenção humana que Cristo realizou ressurgindo da morte, terão em seus corpos e em suas vidas as quatro insignes qualidades do corpo ressuscitado de Jesus, conforme narram os evangelistas:
1ª - Serão ágeis como Ele, que voava de um lugar a outro, aparecendo mais rápido do que o pensamento.
2ª - Terão, como Ele, aquela tal sutileza misteriosa, pela qual, sendo corpo, verdadeiro corpo palpável, de carne e osso como era antes de morrer, entrava por portas fechadas, aparecia e desaparecia onde, como e quando lhe agradava.
3ª - Serão plenos e terão a beleza daquela luz, daquele resplendor que iluminou Jesus no Tabor, parecendo um sol aos três afortunados discípulos; luz que muitos fieis viram mais de uma vez, depois da ressurreição.
4ª - Serão plenos daquela feliz imortalidade pela qual serão libertados dos males, dos perigos, das necessidades e temores que fazem parte da vida terrena, mas, sobretudo, serão enriquecidos de todo bem, de muita alegria, da torrente das delícias de Deus, de tal modo que, como diz o Apóstolo Paulo, “olho humano não viu, ouvido humano não ouviu, coração humano não sentiu o que Deus preparou para os que o amam” (1Cor 2,9).
Eis porque a Igreja e todos os santos, no dia da Páscoa - a máxima entre as solenidades da Igreja - não conseguem conter o júbilo e a alegria e fazem ressoar festivos e repetidos “Aleluia”.

Pela graça da Ressurreição, podemos viver, no nosso peregrinar terreno, a agilidade e a sutileza, o resplendor e a imortalidade, como prenúncio e caminho de eternidade feliz, na glória do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
____________________

Abraços e votos de que, nas comunidades e famílias, todos possam “respirar o Aleluia”, como dizia Gianelli. E a Misericórdia seja horizonte, ideal e critério de vida, visível e palpável; orvalho e bálsamo, oásis e óleo de consolação, como diz o Papa Francisco (cfr. Bula de proclamação do Ano Santo da Misericórdia).

Feliz Páscoa, na graça do Ressuscitado!
 Neiva Moresco, fmh